Home / CÃES E GATOS / Mau cheiro em cães e gatos

Muitas vezes nos incomodamos com o mau cheiro de nossos pets e as causas podem ser as mais diversas. A mais comum é a falta de banho, mas isso é bem mais fácil de se resolver. Durante o passeio, eles podem se esfregar em carniça ou algo com odor muito ruim, pois adoram estar impregnados com este cheiro e aí um banho resolve facilmente.

Porém, existem outras causas mais comuns de mau cheiro, mas que podem ser um sinal de alerta:
– Acúmulo excessivo de cera nos ouvidos ou otite. No caso da otite, pode causar sofrimento para seu pet, sendo preciso levar rapidamente ao veterinário.
– Bafo forte. Geralmente indica doença oral, com acúmulo de tártaro e infecção gengival (também pode ser resolvido mediante tratamento oral realizado por odontologista veterinário) e manutenção após com escovação diária dos dentes.
– Cheiro forte de podridão devido a feridas geralmente infectadas por larvas de moscas (Míiase). Precisa de tratamento veterinário urgente para retirada das larvas e curar as feridas.
– Cheiro de gambá. Geralmente liberado quando o cão ou gato fica com medo e libera o conteúdo da glândula anal (glândulas ao redor do ânus que produzem substância com cheiro muito ruim).
– Cheiro azedo de cães com doença de pele. A doença produz muita seborreia e ficam com a pele com aspecto de paquiderme (O termo remete à ideia de animais de pele espessa, dura e rugosa) e geralmente enegrecida. São animais com doença crônica de pele e precisam ser tratados por dermatologista veterinário.
– Cheiro ruim no focinho e lábios. Podem ser cães que tem pioderma de dobras, ou seja, uma dobra a mais no lábio que junta alimentos e saliva e causa extremo mau cheiro.

Podemos concluir que um pet com mau cheiro tem algo de errado e se um banho não resolver é melhor levá-lo ao veterinário, pois além deles estarem sofrendo de alguma doença, alguns tutores tendem a deixá-los em ambientes afastados para não se incomodarem com o cheiro ruim trazido por ele.

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?