A hipertensão é um problema sério em cães e gatos e como eles não falam muitas vezes acaba desapercebido. As lesões ocorrem em todos os órgãos, mas principalmente em rins e cérebro, coração e olhos.
No cérebro temos os AVCs, nos rins e coração acaba provocando aos poucos falência destes órgãos se não controlada, nos olhos muitas vezes animais ficam cegos subitamente devido a descolamento de retina.
O mau funcionamento do coração pode causar hipertensão e afetará por consequência os rins. O inverso é verdadeiro também: o mal funcionamento dos rins aos poucos causa hipertensão que acaba sobrecarregando o coração e provocando uma falência dupla.
No mês de março sempre temos um olhar para este problema e devemos fazer alguns exames de check-up.
Sugerimos fazer:
– Mensuração de pressão, e nos cães e gatos temos que ter uma aparelhinho especial com um doppler (sensor especial)para conseguirmos saber o valor aproximado da pressão sistólica.
– Exame clínico por um veterinário e auscultar o coração.
– Exame de ecocardiograma em animais acima de 5 anos.
– Exame de sangue de SDMA (um marcador precoce de doença renal).
A hipertensão é uma doença relativamente fácil de ser controlada no estágio inicial e prolongamos por muito tempo a vida do seu pet com qualidade. Problemas cardíacos e renais também conseguem ser controlados e tratados. São doenças crônicas que fazem parte do envelhecimento, mas se cuidadas o nosso mascote terá uma vida longa e feliz!