Home / CÃES E GATOS / Lista com os problemas endócrinos mais comuns que podem afetar nossos animais

Lista com os problemas endócrinos mais comuns que podem afetar nossos animais

17 / mar / 2021

Montamos uma lista com os problemas endócrinos mais comuns que podem afetar nossos animais. Tenha essas informações sempre por perto para saber identificar os sintomas e levar o seu pet ao especialista, caso seja necessário.

– Diabetes Mellitus: excessiva ingestão de água e comida; urina em excesso; perda de peso e aumento da taxa de açúcar no sangue (comum em cães de pequeno e médio porte, gatos mais velhos e obesos, nos cães de grande porte é mais comum em Labrador e Rotweiller).

– Síndrome de Cushing ou Hiperadrenocorticismo: excessiva ingestão de água e de comida; urina em excesso; ganho de peso; dilatação ou distensão do abdômen; pelos ralos e finos, devido à produção excessiva de hormônio cortisol (muito comum em raças pequenas e médias, como Poodle, Yorkshire, Maltes, Teckel, Schnauzer etc).

– Síndrome de Addison ou Hipoadrenocorticismo: diarreia; perda de peso; moleza; tremores; pouca ou nenhuma ingestão de água.

– Hipertireoidismo felino: magreza excessiva; temperamento bravo, ativo e/ou irritado; excessiva ingestão de água e comida; urina em excesso (acomete mais gatos idosos).

– Hipotireoidismo canino: em cães mais velhos (principalmente as raças Golden Retriever, Labrador, Cocker Spaniel, Beagle e Pinscher), sonolência; ganho de peso; seborreia; problemas de pele e de ouvido.

– Alopecia X: ausência de pelos, parecendo careca na parte do tronco do corpo (principalmente Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão).

– Obesidade: ganho de peso; fome excessiva, sem outros sinais clínicos (todas as raças).

– Diabetes insipidus: excessiva ingestão de água e urina em excesso (acontece de forma repentina, devido à falta de hormônio que concentra a urina, doença endócrina mais rara).

Caso seu melhor amigo tenha algum desses sintomas, marque uma consulta com um endocrinologista veterinário em uma das nossas unidades.

Pin It on Pinterest