Home / CÃES / Casos Clínicos / Intoxicação por Carambola

Intoxicação por Carambola

22 / mar / 2012

Nessa semana atendemos um cão que se intoxicou pela ingestão de Carambolas verdes. Ele moram em um sítio onde tem uma árvore repleta de carambolas e na última semana acabou exagerando na dosagem ingerida.

A carambola pode ser tóxica para cães, gatos e pessoas se ingerida ainda verde (não madura), Assim os casos de intoxicação são muito raros, pois dificilmente os cães se interessam pelas frutas ainda verdes (são amargas). Como sempre esse paciente por ser filhote e curioso deve ter exagerado na ingestão da fruta verde. Já a Carambola madura ou o seu suco somente podem ser tóxico se ingeridos em grande quantidade.

Os sinais mais comuns a serem observados:

–  Salivação intensa;

– Perda de apetite;

– Vômitos;

– Diarréia;

– Letargia (moleza);

– Fraqueza;

–  Tremores;

– Sangue na urina (hematúria);

– Beber muita água e urinar muito ( no inicio), seguido ou não de falência renal;

A intoxicação acontece pelo acúmulo de oxalato de cálcio solúvel presente tanto na Carambola e também no Ruibarbo (planta comestivel) e nos Trevos de Jardins (plantas de gramados). Em geral, o envenenamento por oxalato de cálcio solúvel é mais comumente associado com animais de grande porte (a partir de ingestão de pastagens) quando comem grande quantidades..

Oxalatos de cálcio solúveis estão presentes em vários graus, em todas as partes da planta. Por exemplo, no Ruibardo, a haste (caule) é comestível, mas as folhas não (podem ser tóxicas). No caso da Carambola, as folhas, caules e frutas verdes são ricas em oxalato de cálcio, já as frutas maduras (doces) quase não o tem.

Quando os sais de oxalato solúveis são absorvidos a partir do trato gastrointestinal, eles se ligam com o cálcio do sangue levando a uma queda brusca dos níveis de cálcio sanguineo levando a sinais clínicos de hipocalcemia. A formação de critais de oxalato de cálcio em grande quantidade na urina pode levar a necrose e falência renal

No caso do nosso paciente,a intoxicãção foi leve causando somente sintomas grastrointestinais leves (vômito, diarreia e tremores).

 

 

Pin It on Pinterest