Home / CÃES E GATOS / Infestação por escorpião: meu pet foi picado. O que fazer?

Regiões com áreas verdes e ambientes abertos são ótimos para que os animais consigam se exercitar e brincar! No verão, os parques concentram uma grande população de animais e pessoas em busca de diversão. A convivência com a natureza e seus animais peçonhentos pode não ser tão amigável assim…

A alteração climática que traz umidade no verão favorece o aparecimento em certas áreas de animais peçonhentos. Podendo ser nossas residências onde buscam por abrigo e comida. Os escorpiões – em especial o escorpião amarelo– são as nossas principais preocupações em relação à picada em cães principalmente com os animais que convivem em ambientes perto de matas ou terrenos baldios.

Por que aparecem na minha casa ?

O verão é a época reprodutiva dos escorpiões, assim, é instintivo que busquem um abrigo seguro para conseguirem reproduzir. Casas que possuem quintais com bastante jardim e madeiras perto de terrenos abandonados, são as mais susceptíveis ao aparecimento de animais peçonhentos. Não só os escorpiões, mas cobrasabelhasaranhas  se estiverem perto de áreas com mata.

Esses animais se alimentam de insetos como baratas e outros pequenos invertebrados que tendem a aumentar também no verão.

 O que pode acontecer com meu cachorro?

O cão ou o gato é picado ao brincar ou passear em áreas onde os escorpiões se escondem.

Os escorpiões possuem um longo ferrão na ponta da cauda que inoculam veneno na picada.
O acidente pode manifestar diferentes sinais clínicos que dependem da quantidade inoculada de veneno, tamanho do animal e da região acometida. Geralmente, os ataques acontecem região de membros inferiores e focinho. Causam muita dor, vermelhidão local e em  alguns animais provocam até a morte.

Meu cão foi picado, o que eu faço?

O primeiro passo é se certificar de que seu cão realmente foi picado por um escorpião. Caso tenha a suspeita não hesite em contatar ao médico veterinário imediatamente, para evitar possíveis complicações e fornecer um tratamento adequado.
A recomendação é não tentar espremer, fazer garrote ou cortes na região lesionada. Evite aplicar qualquer medicação em casa e leve ao seu médico veterinário de confiança.

O Pet Care é uma rede que conta com 4 hospitais em São Paulo, todos com atendimento 24 horas e veterinários capacitados para qualquer atendimento.

Artigos Relacionados
Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Produzido em parceria com a Dra. Jaqueline Rodrigues Simões Azeredo Gonçalves, médica veterinária no setor de oncologia do Pet Care. O câncer de mama em cadelas e gatas é uma das maiores preocupações para os familiares de pets fêmeas. Não é à toa: é o tumor mais comum...

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. Você já ouviu falar em dirofilariose? Talvez, conheça essa condição pelo seu nome popular, que é um pouco menos complicado: doença do verme do coração. Ela afeta tanto cães quanto gatos,...

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Produzido em parceria com a Dra. Andrea Barbosa e a Dra. Mariana Di Vincenzo, médicas veterinárias do Pet Care. Quando você vai a uma unidade do Pet Care, seu pet recebe o melhor que a medicina veterinária tem a oferecer. Mas o que exatamente isso significa? É claro...

Mais Categorias