Home / CÃES E GATOS / Infestação por escorpião: meu pet foi picado. O que fazer?

Regiões com áreas verdes e ambientes abertos são ótimos para que os animais consigam se exercitar e brincar! No verão, os parques concentram uma grande população de animais e pessoas em busca de diversão. A convivência com a natureza e seus animais peçonhentos pode não ser tão amigável assim…

A alteração climática que traz umidade no verão favorece o aparecimento em certas áreas de animais peçonhentos. Podendo ser nossas residências onde buscam por abrigo e comida. Os escorpiões – em especial o escorpião amarelo– são as nossas principais preocupações em relação à picada em cães principalmente com os animais que convivem em ambientes perto de matas ou terrenos baldios.

Por que aparecem na minha casa ?

O verão é a época reprodutiva dos escorpiões, assim, é instintivo que busquem um abrigo seguro para conseguirem reproduzir. Casas que possuem quintais com bastante jardim e madeiras perto de terrenos abandonados, são as mais susceptíveis ao aparecimento de animais peçonhentos. Não só os escorpiões, mas cobrasabelhasaranhas  se estiverem perto de áreas com mata.

Esses animais se alimentam de insetos como baratas e outros pequenos invertebrados que tendem a aumentar também no verão.

 O que pode acontecer com meu cachorro?

O cão ou o gato é picado ao brincar ou passear em áreas onde os escorpiões se escondem.

Os escorpiões possuem um longo ferrão na ponta da cauda que inoculam veneno na picada.
O acidente pode manifestar diferentes sinais clínicos que dependem da quantidade inoculada de veneno, tamanho do animal e da região acometida. Geralmente, os ataques acontecem região de membros inferiores e focinho. Causam muita dor, vermelhidão local e em  alguns animais provocam até a morte.

Meu cão foi picado, o que eu faço?

O primeiro passo é se certificar de que seu cão realmente foi picado por um escorpião. Caso tenha a suspeita não hesite em contatar ao médico veterinário imediatamente, para evitar possíveis complicações e fornecer um tratamento adequado.
A recomendação é não tentar espremer, fazer garrote ou cortes na região lesionada. Evite aplicar qualquer medicação em casa e leve ao seu médico veterinário de confiança.

O Pet Care é uma rede que conta com 4 hospitais em São Paulo, todos com atendimento 24 horas e veterinários capacitados para qualquer atendimento.

Artigos Relacionados
Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Notar que os dentes do seu pet estão caindo pode ser preocupante. Será que é normal? Acontece só com filhotes? Pode ser sinal de doença? E o que fazer se um dente cair do nada? Neste post, vamos responder essas e outras dúvidas comuns sobre a queda dos dentinhos dos...

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Muitos sabem da importância de escovar os dentinhos dos pets, mas inserir esse hábito na rotina nem sempre é fácil.  Se o cachorro ou gato não foi acostumado desde filhote, pode parecer um desafio impossível — mas, com paciência, carinho e as técnicas certas de...

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

O que influencia na saúde do seu pet? Muitos fatores, né? Se você pensou em alimentação, consultas veterinárias, hidratação ou até amor, acertou! Mas tem um item que raramente surge como resposta imediata para essa pergunta, embora também tenha relevância: os...

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Você sabe como alimentar o seu pet? Antes de responder, tenha em mente que a resposta para essa pergunta varia ao longo da vida de cães e gatos. Conforme eles ganham idade, seu metabolismo muda, assim como suas demandas energéticas e necessidades nutricionais.  A...

Hipertermia em pets: como identificar e prevenir

Hipertermia em pets: como identificar e prevenir

A hipertermia em pets é um risco que merece atenção especial no verão. Assim como nós, cães e gatos sofrem com o calor excessivo, mas eles têm uma desvantagem: seu corpo não regula a temperatura de forma tão eficiente quanto o nosso. Então, quando a temperatura sobe,...

Mais Categorias