São Bernardo
Características da Raça
Comportamento
- Parceiro de corrida 20%
- Clima quente 20%
- Perda de pelos 60%
- Cachorro de colo 20%
- Clima frio 100%
- Latido 20%
- Interação crianças 40%
- Higienização 60%
- Adestramento 60%
Exercícios Sugeridos
- Cão doméstico tranquilo, desde que suas necessidades de exercício sejam atendidas.
- Requer uma caminhada ou corrida moderada, ou uma boa corrida em uma área fechada, todos os dias.
- Brincadeiras e truques fornecem o exercício mental necessário.
- Ele gosta especialmente de puxar trenós.
- No tempo frio pode preferir ficar do lado de fora. Em clima quente, geralmente é mais feliz com ar-condicionado.
- Sua pelagem espessa oferece boa proteção contra o frio.
Higiene
- A pelagem é composta por um subpêlo macio e espesso coberto por uma pelagem externa reta e áspera que se destaca do corpo.
- A pelagem precisa de escovação semanal
- A perda de pêlos está acima da média.
Necessidades Nutricionais
- Tendem a manter um bom peso, embora alguns tendam a estar acima do peso. A pelagem espessa pode ocultar problemas de peso, portanto, use as mãos para sentir.
- Os cães adultos devem ser alimentados com uma dieta equilibrada, com calorias restritas se o cão começar a ganhar muito peso.
História
O São Bernardo é o original cão de busca e resgate. Na metade do século XVII, os monges do Hospício de São Bernardo, que era um refúgio para viajantes entre a Itália e a Suíça, trouxeram cães grandes para puxar carrinhos e virar espetos. Inevitavelmente, os cães também se tornaram valorizados como companheiros e cães de guarda. No entanto, encontraram sua fama como desbravadores em neve profunda e, especialmente, como localizadores de viajantes perdidos. Quando um cão encontrava alguém, ele lambia a pessoa e deitava ao lado dela, aquecendo-a com o calor do corpo. Os cães são creditados por encontrar mais de 2000 pessoas ao longo de 300 anos. O mais famoso desses cães foi Barry, que foi creditado com o salvamento de 40 vidas. Os cães eram conhecidos por vários nomes, incluindo cães de hospício e Barryhunds. No início do século XIX, muitos dos cães foram perdidos devido a condições climáticas severas, doenças e endogamia, então cruzamentos foram feitos com Newfoundlands. Isso introduziu o pelo mais longo à raça. Os pelos mais longos não eram usados para trabalho de resgate porque o gelo tendia a se acumular em seus pelos. Os primeiros São Bernardos chegaram à Inglaterra por volta de 1810. Eles eram chamados de “cães sagrados” na época. Em 1865, o nome São Bernardo estava em uso comum. O AKC reconheceu a raça em 1885.