Keeshond
Características da Raça
Comportamento
- Parceiro de corrida 60%
- Clima quente 20%
- Perda de pelos 80%
- Cachorro de colo 40%
- Clima frio 80%
- Latido 40%
- Interação crianças 100%
- Higienização 60%
- Adestramento 60%
Exercícios Sugeridos
- Cão doméstico confiável e tranquilo, desde que suas necessidades de exercício sejam atendidas.
- Requer uma caminhada moderada ou corrida todos os dias.
- A maioria dos Keeshonden se dá bem em parques para cães.
- Jogos e truques fornecem o exercício mental necessário.
- Sua pelagem espessa oferece boa proteção contra o frio, mas pode torná-lo propenso a superaquecimento.
Higiene
- A pelagem é composta por um subpêlo macio e espesso coberto por uma pelagem externa reta e áspera que se destaca do corpo.
- A pelagem precisa ser escovada uma ou duas vezes por semana – mais quando cair muito.
- Ele precisa de banhos a cada mês ou assim.
- A perda de pêlos está acima da média.
Necessidades Nutricionais
- Keeshonden têm uma tendência a engordar. A pelagem grossa pode ocultar problemas de peso, portanto, use as mãos para sentir as costelas para identificar a obesidade.
- Os cães adultos devem ser alimentados com uma dieta equilibrada, com calorias restritas se o cão começar a ganhar muito peso.
História
O Keeshond é um membro da antiga família de cães Spitz. Na verdade, está mais intimamente relacionado com o esquimó da Pomerânia e o americano. A origem exata é desconhecida, mas a raça foi estabelecida na Holanda como cão de guarda e companheiro pelo menos no século XVIII. A raça mais tarde ficou conhecida como cão de barca porque era usado como cão de guarda em barcaças que viajavam pelo rio Reno. Nos anos anteriores à Revolução Francesa, o líder da facção Patriota, um homem chamado Kees de Gyselaer, apareceu em muitas caricaturas políticas junto com seu cão de barcaça. O cão tornou-se um símbolo do movimento, e conhecido como cão do povo. Ele também começou a ser referido como um Keeshond. Quando o partido Patriot não prevaleceu, muitos donos de Keeshonds descartaram seus cães. Com barcaças maiores, o Keeshond tornou-se menos favorecido como cão de barcaça e, por volta de 1900, a raça era rara. Em 1920, um esforço conjunto, liderado pela Baronesa van Hardenbroek, foi feito para reviver a raça. O progresso foi rápido porque vários Keeshonden de boa qualidade foram encontrados. A raça recebeu o reconhecimento do AKC em 1930. O Keeshond é o cão nacional da Holanda. A raça é muitas vezes chamada de “o holandês sorridente”. Curiosidade – o plural de Keeshond é Keeshonden.