Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Discoespondilite ou Infecção do Disco da Coluna Vertebral em Cães

Discoespondilite é uma forma de infecção por bactéria ou fungo que ocorre nos discos intervertebrais da coluna, atingindo também os ossos da região.

Esta bactéria chega ao disco intervertebral pela corrente sanguínea e sua origem pode ser desde uma ferida na pele, aspirada via pulmões, ou vinda de outra infecção qualquer no corpo do animal.

Quais são os sintomas dessa doença?

O sinal mais visível é uma dor muito intensa na região atingida, podendo ter alterações neurológicas em decorrência dessa inflamação local, como paralisia dos membros e dificuldade de locomoção. Febre também é um sintoma muito comum.

Um exame clínico e a radiografia da coluna pode fechar o diagnóstico. No exame de rx vemos uma proliferação intensa na região, não compatível com a idade do animal. Os cães de raças maiores e gigantes parecem mais propensos a contrair discoespondilite que as raças menores. Independentemente da raça ou forma de contrair a infecção, a doença acomete mais frequentemente a região tóraco lombar ou lombar.

As bactérias ou fungos em geral, entram na corrente sanguínea através dos abcessos dentários, feridas, doenças que diminuem a imunidade do animal, pelas vias aéreas (pulmão) ou mesmo decorrente de outras infecções sistêmicas. Uma infecção muito comum que pode levar a discoespondilite é a Brucelose, mais comum em animais de sítios e fazendas.

Tratamento da Discoespondilite canina:

O tratamento é a base de analgésico e antibióticos por um longo período de tempo. Uma cultura do sangue pode ser feita para descobrir qual é o agente (bactéria e/ou fungo) causador da doença.

Mesmo quando medicado, o animal pode ficar com alguma sequela dependendo da intensidade da lesão que essa infecção causou na coluna e/ou no disco intervertebral. Radiografias deverão ser realizadas periodicamente para monitorar o tratamento.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?