Home / GATOS / Cuidados com seu filhote / Dicas: voltou trabalhar e vai deixar seu cão sozinho em casa?

Ficar sozinho em casa nos primeiros dias pode ser apavorante para o seu filhote de cão. Recomendamos que não faça isso até ele estar completamente adaptado ao ambiente conseguindo se localizar perfeitamente e se sentindo seguro nele.

De qualquer modo quando for deixá-lo sozinho por algumas horas (não mais que horas), deve-se limitar o seu ambiente, restringindo a sua movimentação a determinados locais da casa, evitando locais com fios elétricos, piscinas, janelas, plantas ou objetos que possa morder ou destruir.

Deixe comida e água disponível, um local para dormir (a sua própria cama), seus brinquedos e local para fazer suas necessidades (conforme foi educado).

Procure observar se ele late demais nesses momentos ou se tem atitudes destrutivas ou mutiladoras (como ficar se mordendo ou lambendo insistentemente suas patas).

Muito animais tendem a desenvolver hábitos compulsivos pela “síndrome da ansiedade da separação” e isso deve ser corrigido com o auxílio do Médico Veterinário.  Normalmente ele desenvolverá esses sinais por medo e insegurança. O manejo do ambiente, fazendo que se sinta confortável e seguro, pode amenizar isso. Você tem que descobrir como conseguir isso. Pode ser uma roupa com seu cheiro, um brinquedo, um rádio ligado ou outra coisa que o acalme.

Para cães adultos, deixe o seu brinquedo favorito e com acesso onde normalmente costuma dormir e ficar a maior parte do tempo. Se fechá-lo em outro local ele poderá ficar desesperado e inseguro.

Artigos Relacionados
Cachorro Comendo Grama: O Que Pode Ser?

Cachorro Comendo Grama: O Que Pode Ser?

Descubra o que pode ser o cachorro comendo grama. Fique atento para não ocorrer excessos e caso o pet apresente outros sintomas. Entenda melhor no artigo!

Mais Categorias