Luna é esta linda filhote que agora está bem mas ficou internada há 3 semanas atrás por causa de diarréia causada pelo verme ancylostoma, que foi detectado mediante exame de fezes e tratada com vermifugo.
Muitas vezes, quando compramos um filhote este pode vir com diarréia e é importante que seja diagnosticada a causa o mais breve possível, pois filhotes são menos resistentes e diarréia pode deixá-los bem doentes ou ate mesmo morrer.
A diarréia mais perigosa é causada pelo vírus da Parvovirose ou da Coronavirose. O animal apresenta diarréia intensa, sanguinolenta, fica muito prostrado e vomita também. A internação é necessária e o risco de vida e’ grande. No PetCare fazemos o diagnostico por um teste que detecta o vírus nas fezes.
Alguns animais apresentam diarréia pois estão com verminose. Estes vermes geralmente são passados pela mãe para o filhote durante a amamentação. O exame de fezes detecta qual o tipo de verme e o veterinário indica o vermífugo.
Também filhotes podem ter um protozoário, a Giardia, muito comum em cães provenientes de lojas e canis onde ha uma grande concentração de animais. Eles podem apresentar fezes sem forma, as vezes mais liquidas ou diarréia intensa. A Giardia precisa ser diagnosticada e tratada rapidamente, descontaminar o meio ambiente também, por isto é importante que todo filhote recém chegado devemos recolher as fezes imediatamente e jogá-las fora . O diagnóstico é por exame de fezes por diversos métodos.
Algumas vezes filhotes tem diarréia por que tem uma cocidia, chamada Isospora e o tratamento é com sulfas. Muitos animais que apresentam Isospora também são positivos para o vírus da Cinomose. Logo, em animais que estamos tratando este parasita vale a pena fazer um teste de PCR para Cinomose.
A diarréia pode aparecer também porque um filhote comeu algo que não devia, na troca de uma ração por outra, enfim, vários outros motivos menos comuns. Dai a importância de logo que o filhote chegar recolher as fezes para se fazer um exame delas junto com a primeira consulta ao veterinário.