Cuidados paliativos para cães e gatos

Compartilhe

Cuidados paliativos para cães e gatos 10 de janeiro de 2020

É comum a utilização do termo “paliativo” para casos em que acredita-se que não há mais nada a se fazer pelo animal. Isso é um equívoco  visto que, mesmo que não haja cura para a doença é importante pensar no bem-estar do animal, protegê-lo, cuidar e aliviar o sofrimento de doentes graves. Ou seja, dizer que não há mais o que fazer é equivocado porque significa dizer que não existe mais a possibilidade de cuidar, e por mais que a cura seja limitada, o cuidado nunca o é.

O que é, afinal, o cuidado paliativo?

Segundo a definição de  2017 da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Cuidado Paliativo é definido como:

“Assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença ou agravo que ameace a continuidade da vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”.

No Pet Care o veterinário especialista em cuidados paliativos, além de cuidar dos cães e gatos tem foco de atenção também nos tutores.  O propósito em identificar a ordem do sofrimento destes tem o objetivo de auxiliar a passar pelo processo de sofrimento decorrente da finitude ou adoecimento grave dos pacientes.

“Hoje os animais são considerados parte da família. É natural que o sofrimento decorrente do adoecimento ou o contato com a finitude destes cause angústia e desorganização familiar na mesma intensidade que essa mesma situação em um membro familiar”, acrescenta a médica veterinária e especialista em cuidados paliativos Bruna Bianchini Real.

Por considerar cada família e paciente como singular, o cuidado paliativo é uma abordagem que não tem protocolos, mas que se pauta por princípios, sendo eles:

  1. Alívio de dor e outros sintomas físicos dos animais.
  2. Afirmar a vida e considerar a morte como um processo natural da vida.
  3. Não acelerar e não adiar a morte.
  4. Integrar os aspectos psicológicos e espirituais no cuidado o paciente e família.
  5. Oferecer um sistema de suporte que possibilite o animal viver tão ativamente quanto possível, até o momento da sua morte.
  6. Oferecer sistema de suporte para auxiliar aos tutores durante a doença do animal e ajuda-lo a enfrentar o luto.

Em que momento o cuidado paliativo é indicado?

O seu animal pode precisar de cuidados paliativos em diferentes momentos. É possível que você, como tutor, sinta necessidade de procurar o ambulatório no momento em que recebe o diagnóstico de uma doença grave, já que isso pode desencadear diversas dúvidas e angústias em relação ao planejamento dos cuidados para o seu animal. Tendo em vista que o objetivo é melhorar a qualidade de vida independente do diagnóstico, o ideal é que esse atendimento seja realizado precocemente.

Outra situação em que os tutores podem se beneficiar dos cuidados paliativos é quando não querem optar pela eutanásia. O cuidado paliativo é um caminho alternativo a este procedimento que tem como objetivo aliviar o sofrimento sem antecipar o momento de partida do animal.

Quais animais precisam de cuidados paliativos?

Os cuidados paliativos são indicados para todos os animais e tutores que sofrem diante de uma doença com risco de morte. Isso significa que não existe uma idade ou diagnóstico para que o animal seja beneficiado por este cuidado.

Outro ponto importante é que o objetivo dos cuidados paliativos é sempre agregar cuidados. Um cachorro ou gato diagnosticado com uma doença grave precisa ser acompanhado por um veterinário especialista em cuidados paliativos e uma equipe multidisciplinar: clínico geral, oncologista, hematologista, etc.

O Pet Care possui um ambulatório e veterinários especialista em cuidados paliativos. As consultas com especialistas são com hora marcada e todas unidades que possuem essa especialidade. Entre em contato com a unidade que deseja o atendimento para verificar disponibilidade de agenda.

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

(11) 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

(11) 3740-2152

(11) 94468-2702

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

(11) 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

(11) 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 2507-4616

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia