Com a chegada do inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, pois à medida que envelhecem e perdem massa muscular e gordura, eles sentem mais frio. Aqui vão algumas dicas sobre como proteger o seu pet velhinho para que ele fique confortável e continue saudável:
Mantenha seu cachorro aquecido
É importante fornecer aos cães idosos um ambiente aquecido e protegido contra correntes de ar frio. Em casa, providencie um cantinho para ele, com uma caminha e cobertores. Se o seu pet morar em um ambiente externo, uma casinha ajudará a protegê-lo de ventos e chuvas. Forre a casinha com cobertas e, nos dias mais frios, coloque uma roupinha nele, se ele permitir.
Atenção às dores articulares
Cães idosos são mais propensos a sofrer de doenças articulares, como artrite e artrose, por conta do desgaste natural das cartilagens. Geralmente, esses problemas aparecem antes nos cachorros de médio e grande porte ou obesos, enquanto os cães pequenos, minis e toys desenvolvem essas doenças após os 10 anos de vida. Durante o inverno, o frio pode agravar a dor e a rigidez nas articulações, dificultando a mobilidade e o bem-estar do seu filho de quatro patas.
Você vai notar que seu pet está com dor se ele mancar, tiver dificuldade para se levantar, caminhar ou subir em alguns locais. Ele também pode ter dificuldade para abaixar a cabeça para comer ou beber água, tremer e, em casos de dores agudas, ficar parado e ofegante. Esteja atento aos sinais!
Para ajudar o seu pet velhinho, você pode comprar comedouros e bebedouros elevados, para que ele não precise se abaixar. Além disso, coloque uma escadinha ou rampa para ajudá-lo a subir e descer da cama, do sofá ou do carro, além de um portãozinho para evitar que ele suba e desça as escadas. E lembre-se: pisos lisos aumentam o risco de quedas e lesões. Se o piso da sua casa não for rústico, uma dica é investir em tapetes ou passadeiras de EVA.
Se o seu cão idoso sofre com dores articulares, consulte um veterinário. Hoje existem medicações que aliviam o desconforto e devolvem a qualidade de vida ao seu pet, além de suplementos e terapias complementares, como a fisioterapia e a acupuntura.
Diminua a frequência dos banhos
Não é necessário deixar de dar banho no seu cachorro idoso durante o inverno, mas você pode espaçar os banhos e escolher os dias menos frios para levá-lo ao pet shop.
Esteja atento à pele do seu cão. O inverno pode causar o ressecamento da pele nos cães idosos, resultando em coceira, irritação e até mesmo problemas mais graves, como a dermatite seborreica. Por outro lado, é importante secar bem o seu cachorro após o banho, para evitar a proliferação de fungos. Se notar alguma alteração, agende uma consulta com o seu veterinário de confiança.
Vacine contra a gripe canina
Cães velhinhos estão mais sujeitos a doenças. O clima frio e seco favorece a transmissão da gripe canina, especialmente se o seu cão frequenta locais com outros cães, como banho e tosa, creche, hotéis, praças e parques.
Certifique-se de que seu melhor amigo esteja com as vacinas em dia, incluindo a vacina contra a gripe canina. E, se você notar sinais de problemas respiratórios, como tosse persistente, espirros ou dificuldade para respirar, consulte imediatamente o veterinário. No inverno, também aumentam os casos de bronquite e pneumonia.
Atividade física moderada
Cães mais velhos tendem a ser menos ativos. Durante o inverno, com a possibilidade de dores articulares, eles podem preferir ficar mais encolhidos. É importante que se movimentem, mas de maneira moderada. Você sabia que as articulações são lubrificadas mediante a atividade física? Além disso, os exercícios são importantes para a manutenção e para a saúde, de uma forma geral.
Uma dica é caminhar mais vezes durante o dia, mas fazer passeios mais curtos. Lembre-se de passear nos horários menos frios do dia.
Roupinhas para aquecer
Nem todos os cães se sentem confortáveis com roupas, mas todos podem ser acostumados com paciência, dedicação e reforço positivo. As roupinhas ajudam a manter nossos cães velhinhos aquecidos no inverno, além de deixá-los estilosos. É importante lembrar que a roupa não deve limitar os movimentos do seu cão. Ele deve ser capaz de se movimentar livremente, andar, correr e saltar sem restrições.
Prefira roupas feitas com tecidos fáceis de lavar e secar, como o fleece, a malha de algodão e a flanela. Vista seu cachorro apenas com roupas limpas e secas, para evitar o surgimento de fungos e outras doenças de pele.
As roupas estilo “capa” são mais fáceis de vestir, principalmente se ele não estiver habituado. Se o seu cão tem pelo longo, não esqueça de escová-lo diariamente para evitar o embolamento dos pelos.
Como saber se meu cão está com frio?
Quando sentem frio, os cães tendem a ficar mais encolhidos, tremendo e seus pelos podem ficar eriçados. Eles procuram se deitar ao sol ou embaixo das cobertas para se aquecerem. Se tiver mais um cãozinho em casa podem preferir dormir juntos.
O check-up é obrigatório
Cães idosos precisam de acompanhamento veterinário regular para garantir que sua saúde esteja em dia. Durante o inverno, é ainda mais importante agendar um check-up, considerando que nessa época são comuns os problemas respiratórios. A prevenção é sempre melhor do que o tratamento!
Com os cuidados acima, você e seu cachorro idoso vão curtir o inverno com muito conforto. Não há nada mais gratificante do que olhar para o seu cãozinho, que te faz companhia há tantos anos, e ver que ele está bem.
Fontes: Dra. Tatiana Mariani, veterinária ortopedista que atende no Pet Care.
Dr. Marcelo Quinzani, médico-veterinário, gerente do Atendimento ao Cliente do Pet Care