Home / Uncategorized / Cuidados alimentares com seu pet nas festas de final de ano

Comemorar com nossos “peludos” é sempre muito bom, mas lembrem-se que é preciso atenção especial com a alimentação deles!

É de extrema importância que não seja oferecida nenhum tipo de comida natalina aos bichos, isso porque os alimentos costumam ser muito condimentados e inadequados para o organismo de cães e gatos.

É importante alertar para o perigo contido nos ossos de aves e carnes ou caroços de frutas, que podem causar obstrução do esôfago e intestinos dos animais. Já os alimentos mais condimentados ou diferentes da dieta usual dos cães e gatos podem causar diarreia, vômito e desconforto abdominal.

Um boa forma de driblar o problema é manter os bichos longe da mesa de jantar, deixando um pratinho de ração deles separado e oferecer alguns petiscos ou pedaços de frutas como maçã e banana, lembrando sempre de cuidar com os excessos! Lembrem-se que bebidas alcoólicas jamais devem ser oferecidas aos animais, pois podem ser tóxicas, causar vômitos e alterações de comportamento.

Apesar das orientações parecerem óbvias, é comum que os casos de emergências envolvendo excessos alimentares e intoxicações por chocolate ou macadâmia (ambos tóxicos para cães) aumentem muito nessa época do ano.

O Pet Care é um hospital veterinário 24h e está apto a atender desde medicina veterinária preventiva até emergências.  Agende uma consulta com um dos nossos profissionais.

 

Artigos Relacionados
Novembro azul pet: tudo sobre o câncer de próstata em cães e gatos

Novembro azul pet: tudo sobre o câncer de próstata em cães e gatos

Produzido em parceria com a Dra. Jaqueline Rodrigues Simões Azeredo Gonçalves, médica veterinária no setor de oncologia do Pet Care. Há mais de uma década, novembro é marcado por campanhas de conscientização sobre doenças que afetam a saúde de homens, como o câncer de...

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Como fazer meu cachorro emagrecer?

Como fazer meu cachorro emagrecer?

Seu cachorro perdeu a cinturinha? Tem acúmulo de gordura no peito, no pescoço ou na base da cauda e não dá nem para sentir as costelas? Fica cansado na hora de passear? Você chegou à conclusão de que ele está obeso. E agora? Existem alguns fatos que você precisa saber...

Mais Categorias