Home / CÃES E GATOS / Como saber se o meu animal de estimação tem doença nos rins?

Como saber se o meu animal de estimação tem doença nos rins?

13 / mar / 2021

Muitos são os sintomas relacionados às doenças renais ou urinárias que necessitam de atendimento de nefrologia e urologia. Um atendimento especializado é importante para um diagnóstico preciso e tratamento correto.

Dentre os principais sintomas, encontramos: excesso de ingestão de água; excesso de urina (com coloração muito clara, muito escura ou com sangue); urinar fora do local de costume (devido ao excesso de água); vazamento de urina durante o sono; dificuldade para urinar; perda de peso e de apetite; vômitos e diarreias; fezes escuras e desidratação.

A maioria dos pacientes renais são animais adultos ou mais velhos, esses sintomas raramente acometem animais jovens. Porém, alguns cães e gatos podem ter a doença renal ainda jovens e apresentam alguns desses sintomas mesmo antes de completar um ano de idade. Raças pequenas de cães são as mais predispostas. Já os gatos persas estão entre as raças felinas que mais apresentam quadros de insuficiência renal e rins policísticos.

Existem exames de sangue e de urina que detectam a doença precocemente. Além do check-up anual, vale sempre prestar atenção se o seu pet está bebendo mais água, se está com menos apetite e perdendo peso.

Todas as nossas unidades possuem especialistas em nefrologia e urologia. Caso o seu animal tenha algum desses sintomas, marque uma consulta com o médico veterinário.

Pin It on Pinterest