Home / CÃES / Casos Clínicos / Como Educar Um Cão Surdo?

Normalmente educamos nossos cães com elogios e repreensão verbal. O cão é auditivo e olfativo e aprende muito com a nossa entonação de voz. Se assim for e você tiver um cão surdo então teremos que aprender a ensiná-lo de outra forma.

Como o cão não pode ouvir o elogio verbal, teremos que usar sinais com as mãos (treinamento visual) que poderá se tornar o principal meio de comunicação entre o dono e o cão surdo.

O processo de ensinar um “sim” com sinal das mãos é relativamente simples. Primeiro, você dá o sinal de mão, então você tem de oferecer as guloseimas e petiscos para fazer o reforço positivo.

Depois de umas 50 repetições, o filhote vai aprender a associar o sinal das mãos, com uma recompensa que ganhou substituindo o elogio verbal que ele é incapaz de identificar.

Além da dificuldade de não entender esse sinal se ele não estiver olhando para você, outro desafio constante será a obtenção da atenção do filhote. Você não será capaz de “chamar” o seu cão de uma forma convencional e muito menos por um nome. Temos que criar outras formas de conectividade seja por sinais (visão) ou pelo olfato ou mesmo pelo toque.

Além dos recursos tradicionais, podemos usar lanternas para se comunicar durante a noite, ou ponteiras de laser pois é muito mais brilhante que a luz normal e pode alcançar até 100 metros a noite. Ao brilhar a ponto de laser na frente do cão, ou em uma parede, você pode atrair a atenção do cão mas nunca direcionar aos olhos pois pode causar desconforto ou lesar a retina.

Pode ser comum pensarmos que o cão surdo possa ter alterações de comportamento como insegurança, agressividade ou mesmo ter outras alterações cerebrais. Para os donos de cães que tiveram sucesso no treinamento de cães surdos, essas preocupações não têm sentido.

Se você aceitar e cumprir o desafio de criar um animal de estimação surdo, você precisará de habilidade, paciência, e muita imaginação. Em troca, você vai ganhar beijos molhados, uma cauda abanando incansavelmente e um presente de valor inestimável – um amigo fiel por toda a vida.

 

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Mais Categorias