Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Como acabar com as pulgas em cães e gatos

De tempos em tempos, elas podem aparecer e atrapalhar a tranquilidade da família: seu amiguinho passa o dia se coçando e você pode encontrar pulgas em vários cantos da casa. Para prevenir todo esse incômodo, o melhor é marcar no calendário quando foi a última aplicação, ler a bula do produto atentamente e manter os cuidados em dia. Mas qual será a periodicidade ideal para o uso do antipulga?

A médica-veterinária Carla Berl, diretora do Hospital Veterinário Pet Care, diz que isso depende do tamanho do animal e do produto, já que cada um tem idade mínima para ser aplicado e duração de proteção. “Os produtos variam da coleira, com ação por 8 meses, aos comprimidos, que têm ação de um a três meses, dependendo da marca. Temos também as ampolas que colocamos no pescoço e spray para aplicação direto no corpo do animal”, explica.

Com tanta variedade disponível no mercado, é comum que os tutores fiquem em dúvida sobre qual produto escolher para o seu pet. Para tomar a decisão, a veterinária diz que, primeiro, é preciso saber a qual inseto o animal está exposto: só pulgas? Pulgas e carrapatos? Pulgas, carrapatos e/ou sarna? “Aí o veterinário indicará o melhor produto e custo-benefício para o seu paciente”, afirma.

“No momento desaconselhamos shampoos e talcos, pois existem produtos mais seguros e menos tóxicos, como comprimidos, ampolas spot-on e coleiras”, acrescenta Berl. Saiba que as ampolas spot-on precisam ser bem aplicadas para surtirem o efeito esperado.

É preciso ainda levar em conta que alguns animais são mais sensíveis a certos produtos, como gestantes, filhotes e animais debilitados ou com doenças crônicas. “O importante é ter acompanhamento veterinário e pesar o animal corretamente, pois todos esses produtos têm uma indicação por peso”, explica diretora do Pet Care.

Seguindo esses cuidados recomendados pela veterinária, você garante que o seu animalzinho fique longe das pulgas, que, além da coceira, podem causar dermatites, anemias, estresse, perda de peso e de apetite no seu pet. E você não deseja isso para o seu amigo, não é?

Matéria publicada por Portal Melhores Amigos

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias