Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Coceira por Fungo??? Pode ser Malassezia!!!

Coceira por Fungo??? Pode ser Malassezia!!!

09 / nov / 2012

Malassezia é uma levedura (fungo) que faz parte da pele do cão, principalmente nas orelhas, meio dos dedos, região perineal e região ventral do pescoço e, normalmente, não é motivo de alarme, mas as vezes por um descontrole de crescimento ela pode ser encontrada em grande quantidade e nesses casos deve ser tratada.

A Malassezia pode ser mais comum em determinadas raças, como as descritas abaixo:

Basset Hounds

– Cocker Spaniel

– Setter Inglês

– Shih Tzu

– Maltês

– West Highland White Terrier

– Pastor Alemão.

Se ela faz parte da pele do cão por que as vezes deve ser tratada?

A Malassezia é um organismo oportunista, isto significa que a levedura se aproveita de qualquer oportunidade de crescer quando as condições são favoráveis. Geralmente, estão associadas aos meses de maior umidade como o verão e outono. Qualquer doença hereditária ou infecciosa, que enfraquece o sistema imunológico dos cães, pode permitir o aparecimento de uma infecção por Malassezia. Por exemplo, os cães que sofrem de uma dermatite bacteriana (infecção da pele), alergias, ou seborreia (muita caspa) pode ter uma infecção oportunista de Malassezia.

A utilização prolongada de certos medicamentos, tais como cortisonas ou antibióticos, podem predispor o cão a uma infecção com esta levedura.

Quais são os sinais de uma infecção por fungo Malassezia em cães?

Coceira crônica da pele é quase sempre associada a essa infecção. A levedura pode estar localizada sobre a orelha, focinho, dedos dos pés, a área anal, ou pode ser generalizada pelo corpo todo. Cães com a forma generalizada, muitas vezes, têm um cheiro característico, rançoso com pele oleosa e descamação intensa (seborreia). Cães com infecções em seus dedos pode lamber os pés constantemente.

A perda de pelo, vermelhidão, escurecimento da pele e espessamento da pele também podem estar presentes.

Infecções de ouvido ou otite externa, é a forma mais frequente de apresentação de Malassezia em cães, podendo as vezes estar associada a bactéria e ácaros da orelha. Se uma infecção se desenvolve no ouvido, o cão pode balançar a cabeça e também apresentar um odor desagradável a partir da orelha.

O diagnóstico pode ser feito com citologia de pele e/ou de ouvidos pelo Veterinário Dermatologista.

Esse exame fica pronto rapidamente e pode direcionar ao tratamento correto. Banhos com xampus especiais e tratamento da causa de base estão entre as opções mais usadas.

O Hospital Veterinário Pet Care tem o Serviço de Dermatologia Veterinária sob o comando do Dr. Paulo S. Salzo e do Dr. Luiz Lucarts em dois endereços. O agendamento deve ser feito por telefone nos números 3740-2152 (Morumbi) ou no 4305-9755 (Pacaembu).

Pin It on Pinterest