Home / CÃES / Casos Clínicos / CILIOS ECTÓPICOS OU DISTRIQUÍASE

Cachorro ou gato que começa a lacrimejar muito, fica piscando os olhos o tempo todo e parece incomodado como se tivesse um cisco ou algo estranho no olho deve ser examinado, principalmente se o problema persistir por mais de 12 horas.

Cílios ectópicos são cílios que crescem no lugar errado, ou seja na parte interna da pálpebra e que começam a machucar a córnea. É mais comum no meio da pálpebra superior.

O problema é mais comum em cães do que gatos e afeta mais comumente cães jovens. Cílios ectópicos podem ser encontrados em qualquer raça, embora pareça ser mais comum no Dachshund, Lhasa Apso, Pastor de Shetland, Shih Tsu, Golden Retriever, Bulldog Inglês, Boston Terrier e Pug.

Como o cílio tem um crescimento contínuo é normal que o problema vá piorando com o passar do tempo, podendo com essa evolução causar uma lesão importante na córnea como uma úlcera de córnea.

O que observar

Embora o primeiro sinal seja desconforto, podemos não perceber a presença do cílio em um primeiro momento até ele atingir um tamanho considerado que possa ser visto com auxílio de uma lupa ou lente de aumento. Por isso todo desconforto nos olhos deve ser avaliado pelo Veterinário.

Diagnóstico

A ocorrência de uma úlcera superficial da córnea na metade superior do olho de um cão com menos de um ano de idade é muito suspeito para cílio ectópico, particularmente se outras causas comuns de úlceras de córnea não estão presentes.

Identificação dos cílios é feita através de inspeção visual do olho com auxílio de uma lupa. O cílio pode ser muito difícil de identificar em alguns cães, dependendo da cor da pálpebra e da cooperação do cão que deve ficar quieto para a inspeção.

Sedação profunda ou anestesia pode ser necessário para uma análise aprofundada da pálpebra.

Tratamento

Podemos fazer a remoção com auxílio de uma pinça no animal sedado ou anestesiado, mas muitas vezes é necessário uma cirurgia para remover o cílio e sua raiz, pois pode voltar a crescer no mesmo lugar que foi retirado.

O Pet Care oferece o atendimento Oftalmológico com o Dr Fernando Nóbrega Maia, mediante agendamento pelos telefones 3740 2152 (Morumbi), 4305 9755 (Pacaembu) ou 3050 2273 (Ibirapuera).

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Mais Categorias