Check-up de quarentena: como descobrir bolinhas na pele do meu pet? O que isso pode ser?

Compartilhe

Check-up de quarentena: como descobrir bolinhas na pele do meu pet? O que isso pode ser? 11 de maio de 2020

Vamos fazer um check-up  geral em toda a extensão do corpo deles: passando a mão na pelagem e massageando o corpo todo para sentir se tem alguma bolinha, ou seja, uma formação na pele ou um pouco abaixo da pele (subcutâneo).

Cães são os que apresentam estas formações cutâneas e subcutâneas mais comumente, e em geral elas aparecem em animais mais velhos e podem ser:

– Verrugas: ficam na parte de cima da pele e tem aspecto rugoso. Geralmente são benignas, mas às vezes sangram muito e podem ser facilmente removidas.

– Lipomas: são bolinhas ou mesmo “bolonas” macias que ficam no subcutâneo e nada são mais que bolas de gordura. Geralmente são benignas, mas o veterinário conseguirá fazer o diagnóstico coletando um pouco do material com uma agulha e fazendo a análise das células presentes (citologia). Muitas vezes os lipomas ficam enormes e nestes casos precisam ser removidos cirurgicamente.

Cisto sebáceo: estas formações geralmente são só percebidas quando já tem um bom tamanho (igual a uma azeitona e pode ficar do tamanho de uma ameixa). É uma formação benigna, mas pode se romper liberando o conteúdo (sebo) e infecionar. O ideal é colher uma amostra para a citologia e assim fazer o diagnóstico. Sempre observar se está crescendo muito e se este for o caso, é melhor drenar o cisto, ou mesmo removê-lo cirurgicamente.

Tumor de mama: estes tumores só aparecem em cadelas e gatas que não são castradas ou que foram castradas tardiamente.

O importante é passar a mão, massageando toda a extensão da cadeia mamária, ao redor de cada teta, e se notar alguma formação com textura dura, que pode ser desde um grão de areia ou uma pedrinha, ou até algo maior, procure rapidamente o médico veterinário. Se fizermos precocemente a retirada do tumor e parte da cadeia mamária afetada, junto com a castração, o problema tende a ser solucionado. Lógico que temos exames importantes a fazer antes da cirurgia, inclusive radiografia de tórax para verificar se não há metástases.

– Mastocitoma: esta formação cutânea pode ser bem complicada e acomete cães e gatos de todas as idades. O importante é fazer o exame da pele e pelagem do seu pet frequentemente para um diagnóstico precoce. Geralmente o mastocitoma aparece como forma de um botão pequeno e cresce rapidamente. As áreas mais perigosas são: na parte posterior ou extremidades (patas e virilha), membros traseiros (pernas), testículos e ao redor da vulva. Geralmente são de consistência firme e se massagearmos pode ficar edemaciado em volta da lesão. Caso note alguma formação deste tipo, que aparece de um dia para o outro, é muito importante ir ao veterinário para uma consulta e colher uma citologia (coletar um pouco de células com uma agulha e examinar no microscópio). Se o resultado for suspeita de mastocitoma, o indicado é a remoção cirúrgica o mais breve possível. Geralmente as cirurgias deste tumor tem incisões grandes, pois precisamos tirar muito tecido em volta para garantir que as bordas estejam livres de contaminação de células tumorais.

– Fibrosarcoma:  estas bolinhas são bem duras, estão  geralmente localizadas onde foram aplicadas as vacinas e acomete especialmente os gatos.  O diagnóstico é feito após a excisão do nódulo e completamos o tratamento com radioterapia. Acomete também cães, mas especialmente se você tem um gatinho e notar uma formação dura embaixo da pele, procure rapidamente um veterinário.

Temos vários outros tipos de bolinhas menos comuns, mas notando a presença de uma ou outra na pele do seu animal, converse com seu veterinário e leve-o para uma consulta, pois o assunto é importante para a manutenção da saúde dele.

 

 

img 0818 1 440x1024 - Check-up de quarentena: como descobrir bolinhas na pele do meu pet? O que isso pode ser?

photo 2020 04 23 20 45 19 1 768x1024 - Check-up de quarentena: como descobrir bolinhas na pele do meu pet? O que isso pode ser?

Após cirurgia

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

(11) 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

(11) 3740-2152

(11) 94468-2702

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

(11) 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

(11) 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 2507-4616

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia