Cães e gatos podem roncar, assim como a gente. Mas você sabe por que isso acontece?
O ronco ocorre quando o ar vibra nas vias respiratórias superiores, incluindo o nariz e a garganta. Qualquer material ou tecido que provoque o estreitamento ou o bloqueio da passagem do ar pode fazer o pet roncar.
Nem sempre o ronco está associado a problemas de saúde, às vezes a simples posição adotada para dormir acaba dificultando a respiração. O importante é saber distinguir. Vamos conhecer algumas causas de cachorro e gato roncando?
Braquicefálicos e motivos para cachorro e gato roncando
Cães e gatos de focinho curto são os pets que mais roncam e isso se deve à sua anatomia, uma vez que eles têm as narinas mais estreitas e o céu da boca (palato) mais comprido.
Entre eles estão os cães das raças Pug, Buldogue inglês, Buldogue francês, Boxer, Shih Tzu, Lhasa Apso, Boston Terrier e Dogue de Bordeaux. No caso dos gatos, os maiores representantes são as raças Persa, Himalaio e Exótico.
Quanto mais curto for o focinho, maior a chance de o pet roncar. Assim, podemos dizer que é normal cachorros e gatos roncarem se eles forem braquicéfalos.
O problema é quando o estreitamento das vias aéreas dos braquicéfalos aumenta, por obesidade, acumulando gordura no pescoço; quando envelhecem, pois o palato fica mais flácido e obstrui a entrada de ar na traquéia; ou quando aparecem outras doenças, como formações nas narinas.
Corpo estranho, pólipos ou tumores
Uma das possíveis causas de cachorro e gato roncando é a inalação de algum objeto estranho. Pode ser uma farpa, uma folha, um inseto, qualquer coisa que o pet não tenha conseguido expelir ao espirrar. O veterinário vai examinar o seu filho de quatro patas e, se for o caso, sedá-lo para retirar o corpo estranho.
Em caso de cães e gatos mais velhos pode ocorrer a formação de pólipos, que são como verrugas dentro do nariz, ou até mesmo tumores. O pet espirra mais, ronca e às vezes tem secreção tipo muco ou sangue. O veterinário precisará examinar cuidadosamente.
Outros problemas de saúde
Se o seu pet nunca roncou e começou a roncar agora, sinal de alerta!
É comum em cães uma doença chamada paralisia de laringe, que pode estar associada ao hipotireoidismo. A paralisia da laringe pode ser parcial ou total e geralmente o cão arfa quando está em movimento, e nem tanto quando está dormindo. Sente muita falta de ar. Labrador e Golden retriever são as raças mais acometidas.
Alergia, gripes e sinusites fazem o organismo produzir secreções no nariz que acabam impedindo a passagem total do ar. No caso das alergias, ainda é possível que a região fique inchada.
E você sabia que a obesidade em pets dificulta a respiração (além de sobrecarregar as articulações e órgãos como fígado e coração)? Por isso, cuide bem da alimentação do seu pet e faça controle de peso para evitar cachorro e gato roncando.
Para descobrir a causa do ronco do seu pet, o veterinário pode solicitar alguns exames como hemograma, raio-x, rinoscopia, broncoscopia e até tomografia computadorizada.
Conte com o Pet Care, o seu hospital veterinário 24h e o nosso time de especialistas para cuidar da saúde do seu melhor amigo. Saúde é coisa séria!