Neste verão, com o calor, os animais com certeza vão sofrer muito mais que nós, pois não conseguem suar, e a maneira de perderem caloria é encostando parte do seu corpo em superfície gelada. Por isso eles gostam de se esparramar no chão da cozinha ou do banheiro com as pernas de trás abertas. Os que gostam de nadar … nada mais refrescante.
Os que estiverem muito ofegantes, devemos colocá-los, se possível, em ambiente com ar refrigerado. O animal respira ar frio e espira ar quente, fazendo assim a troca de calor.
Acontece que no verão, com temperaturas acima de 30 graus esta perda é mínima logo, todo o cuidado para passear em horas frescas do dia (cedinho e a noite).
Não usar nenhum tipo de coleira (corrente: enforcador) que comprima a traquéia e dificulte a respiração.
– Se o animal estiver muito mal, de um banho de água fria nele e deixe-o secar a vontade.
– Água, de preferência gelada ou com pedrinhas de gelo. Afinal nos nos refrescamos também na piscina, tomamos bebidas geladas e ficamos no ar condicionado.
– Banhos em Petshop, somente com água morna fria (entre e verifique) e secador morno frio. O perigo está nesta hora, pois é muito mais rápido lavar o animal com água quente e seca-lo com ar quente mas pode mata-lo no verão!!!
– Se for passear com seu animal no carro, NUNCA deixe-o dentro do carro, se não estiver na sombra, com os vidros abertos ou com ar condicionado ligado.
Todo ano atendemos no nosso setor de emergência vários animais com hipertermia devido ao calor e infelizmente muitos destes morrem apesar de todos nossos recursos.
Eu sempre jogo gelos pra minha são bernardo Madona e pra minha dálmata Latoya. Elas adoram e ficam pedindo mais, mas só faço isso uma vez ao dia e quando está muito calor, pois tenho medo de criar problemas depois. Você sabem me responder se cachorros têm problemas com garganta como nós?
Ótima dica,quanto ao banho no pet nunca tinha pensado…vou cuidar!ótima matéria!!