Os índices de visitas ao veterinário por problemas respiratórios principalmente em gatos, dores articulares e musculares em pets com artroses aumentam muito nestes meses de inverno. Além disto aumentam os surtos de gripe canina e rinotraqueite felina. A estação seca do inverno é propicia a proliferação de carrapatos e o número de cães com doenças como Erlichiose e Basiose aumenta muito nesta época.
Vamos falar um pouco de cada uma das doenças acima.
- Gatos portadores de asma felina pioram seus sintomas no inverno.
Dica Pet Care: deixar um umidificador de ambientes ligado direto no ambiente que o gato passa a maior parte do dia. Em caso de dificuldade respiratória leve-o imediatamente ao veterinário. Um outro conselho é para fumantes nunca fumarem no ambiente fechados onde há um felino.
- Cães e gatos que tem problemas de coluna como hérnias de disco, problemas articulares como artroses (muito comum em animais idosos), animais com displasia coxofemoral, sofrem muito de dor no inverno.
Dica Pet Care: Mantenha-os em ambiente aquecido, colocar roupinhas ou capas, colocá-los para dormir em cima de colchonetes macios e em caso de estarem mancando ou com dificuldade de se levantar, deitar ou se locomoverem levá-los a uma consulta veterinária, pois precisarão tomar medicamentos contra dor além de muitas vezes poderem fazer algumas sessões de acupuntura ou fisioterapia para auxilia-los a terem uma melhor qualidade de vida. - A gripe canina causada pelo vírus da Parainfluenza ou pela bactéria Bordetella pode ser prevenida pela vacinação anual. A Gripe Felina também pode ser protegida pela vacinação anual. Os sinais são tosse, espirros corrimento nasal principalmente.
- Infestação de carrapatos também é comum no inverno, usar coleiras ou medicamentos orais que previnam que o nosso pet pegue carrapatos. A Coleira Seresto tem longa duração, Bravecto é um medicamento oral que previne pulgas e carrapatos por 3 meses, temos medicamentos orais mensais como Nexgard, Simparic; temos ampolas que colocamos no pescoço como Frontline e Revolution, Advantage Max 3 dentre tantos outros. O médico veterinário irá indicar o melhor medicamento para seu cachorro ou seu gato