Home / CÃES E GATOS / Alimentos inofensivos que temos em casa e que são tóxicos para os pets. 

Todos sabem que os pets já conquistaram o espaço em nossas famílias, e com esse maior contato algumas intoxicações acidentais podem acontecer. É importante saber que existem alimentos da dieta humana que não podem ser compartilhados com seus pets, alguns deles são tóxicos e até mesmo letais. Separamos os principais alimentos que devem ser evitados:

1 – Chocolate
     Em sua composição existe uma substância chamada teobromina, que provoca uma grande estimulação cerebral e cardíaca, podendo ocasionar convulsões e arritmias cardíacas importantes. Quanto mais escuro for o chocolate, maior o teor de teobromina, portanto, maior o risco de intoxicação. Os animais podem apresentar excitação, diarreia, vômito, intenso nervosismo e parada cardíaca.

2 – Uva e uva-passa
     Não existe quantidade segura de consumo, ou seja, pequena quantidade pode causar problemas graves no animal. O mecanismo de toxicidade ainda não foi completamente descoberto e sintomas como hiperatividade, vômitos, diarreia, aumento ou diminuição da quantidade de urina e até falência dos rins podem ocorrer nas primeiras 6 horas após a ingestão.

3 – Xilitol
     Muitas vezes utilizado como substituto do açúcar, ele também está presente em diversos produtos humanos industrializados como manteigas de amendoim, chicletes, pudins e chocolates. Esse adoçante artificial evita a produção de ácidos nocivos à superfície do dente pelas bactérias da boca, e por isso, pode ser encontrado em cremes dentais e outros produtos de higiene bucal para pessoas. Pode ser encontrado em alimentos naturais, como ameixas, morangos e framboesas. O Xilitol induz aumento da insulina no organismo e consequente queda dos níveis de glicemia no sangue, o que pode levar aos seguintes sinais: fraqueza, depressão, vômitos, tremores e convulsões.

4 – Abacate
     Todas as partes da planta do abacate como folhas, frutos e caroço são potencialmente tóxicas para os cães e gatos, suspeita-se que a culpada pela intoxicação seja a toxina fungicida persina presente nesses componentes. Além da toxina que pode levar ao acúmulo de líquidos em diversos tecidos, o abacate pode desencadear também um quadro de inflamação do pâncreas pela alta taxa de gordura presente em sua estrutura. Os principais sinais que os animais podem apresentar são: vômito, diarreia, aumento da glândula mamária e dificuldade respiratória.

5 – Macadâmia
     Castanha do Pará, nozes e avelãs são castanhas que podem levar a quadros de vômitos e/ou diarreia pelo alto teor de gordura, porém, a noz-macadâmia pode intoxicar seu cão e causar alterações neurológicas. Assim como ocorre com a uva, o mecanismo de intoxicação ainda é desconhecido. O fato é que na maioria dos pacientes o consumo de 5 a 40 macadâmias foi o suficiente para o aparecimento de sinais clínicos como: prostração, febre, vômitos, dor abdominal e fraqueza, podendo evoluir para dificuldade abrupta em mover as patas traseiras.

     Essas intoxicações são consideradas casos de emergência, portanto, se o seu pet ingeriu um desses alimentos o ideal é buscar imediatamente a orientação de um médico veterinário. Não tente induzir vômito em casa e não ofereça nada sem antes consultar o profissional. Uma vez que não existem antídotos específicos, o tratamento nesses casos é de suporte e voltado aos sinais clínicos para estabilização do animal.

Artigos Relacionados
Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Produzido em parceria com a Dra. Jaqueline Rodrigues Simões Azeredo Gonçalves, médica veterinária no setor de oncologia do Pet Care. O câncer de mama em cadelas e gatas é uma das maiores preocupações para os familiares de pets fêmeas. Não é à toa: é o tumor mais comum...

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. Você já ouviu falar em dirofilariose? Talvez, conheça essa condição pelo seu nome popular, que é um pouco menos complicado: doença do verme do coração. Ela afeta tanto cães quanto gatos,...

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Produzido em parceria com a Dra. Andrea Barbosa e a Dra. Mariana Di Vincenzo, médicas veterinárias do Pet Care. Quando você vai a uma unidade do Pet Care, seu pet recebe o melhor que a medicina veterinária tem a oferecer. Mas o que exatamente isso significa? É claro...

Mais Categorias