Home / CÃES E GATOS / Comportamente Cães / A maternidade em cadelas e gatas

Para as mulheres, a maternidade é o momento da construção de um novo papel e foco em suas vidas. Esse momento, repleto de sentimentos, cria um vínculo único com seus filhos que se estende até o final da vida. É planejado e preparado com muita dedicação e riqueza de detalhes.

A maternidade também é especial na vida de cães e gatos. No caso deles, esse momento está bastante vinculado às transformações relacionadas a maturidade, instintos e procriação da espécie, mas também é uma experiência transformadora e inesquecível.

Enquanto a mulher sente fortes transformações, inclusive emocionais desde o início da gestação, as cadelas e gatas sentem o mesmo próximo ao momento do parto, principalmente. Mesmo assim, o acompanhamento pré-natal também é essencial nos animais para assegurar a saúde da mãe e de seus filhotes.

As cadelas e gatas possuem uma gestação de dois meses, porém está correlacionada aos nove meses da mulher, em comparação ao tempo de vida de cada espécie.

O ser humano busca apoio e presença de amigos e familiares durante o momento do parto, que ocorre comumente em ambiente hospitalar, enquanto os animais procuram se isolar nesse momento, escolhendo um lugar calmo e tranquilo para o parto, que na maioria das vezes é natural.

Imediatamente após o parto, a mãe já tem o primeiro contato íntimo com seu bebê e os animais também têm com seus filhotes que, no caso, é a primeira amamentação: fornecendo alimento e imunidade essenciais.

O filhote é muito dependente da mãe nos primeiros dias e semanas de vida, pois precisa dela para proteção, aquecimento e limpeza por lambedura. Os filhotes dependem do estímulo da mãe para conseguir urinar e defecar. Além disso, na maioria das vezes, os animais cuidam de ninhadas de, pelo menos, dois filhotes.

A mulher também busca ajuda de familiares mais experientes, além do parceiro, para cuidados com o bebê na fase inicial, já os animais possuem um alto instinto de proteção que não permite muitas vezes nem a aproximação de outros animais e humanos com comportamentos agressivos.

Porém, logo após o período de amamentação, que pode durar 60 dias e corresponde a muito antes do que o final da primeira infância nos humanos, os animais já estimulam seus filhotes a serem totalmente independentes. Essa independência total nos animais é muito mais precoce que nos humanos – que permanecem com vínculo afetivo com suas mães por toda a vida.

Assim, ser mãe é ser única e especial, independente da espécie, pois é uma figura fundamental e muito importante na vida de todos os seres vivos. Por este motivo, o Pet Care parabeniza todas as mães não só neste “mês das mães”, mas em todos os dias do ano por sua dedicação!

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?