Tumor no Fígado!!! …Mesmo Assim, é Possível Ser Feliz!

Compartilhe

Tumor no Fígado!!! …Mesmo Assim, é Possível Ser Feliz! 14 de junho de 2012

Ontem falamos sobre o diagnóstico de Tumor Hepático (no fígado) e da gravidade desse diagnóstico quase sempre fatal.Infelizmente quando recebemos esse diagnóstico, somos abatidos por uma grande preocupação devido a gravidade do caso e uma imensa tristeza pela perda eminente na maioria dos pacientes.

Ressaltamos que quando do diagnóstico precoce o prognóstico pode ser favorável, pois muitas vezes a cirurgia é possível quando o tumor ainda está restrito a um lobo do figado (uma parte somente).

Temos vários pacientes com diagnóstico de tumor no fígado e com diferentes condutas adotadas, frente ao estado geral do animal, comprometimento de outros órgãos e tamanho do tumor.

Passado o susto do diagnóstico temos que pensar que independente do estado geral de saúde, da sua idade e das condições financeiras da família, o importante é que ele não sofra dor física ou desconfortos e que continue tendo uma vida normal junto da família e cercado de carinho.

Temos que lembrar que o animal não sabe o que tem e nem de longe tem noção da gravidade do caso, sobrando para nós donos, o sofrimento e a angústia, que com o passar do tempo se revela em esperança, dedicação e desprendimento, para que o seu querido amigo tenha todo cuidado e atenção.

DSC02809

Passado esse primeiro susto, temos que colocar os pés no chão, buscando profissionais envolvidos e comprometidos em oferecer saúde e qualidade de vida ao animal e então decidirmos pela melhor opção técnica sem se assustar com a possibilidade de uma cirurgia e de quimioterapia.

Temos o caso da Naomi, um pequena Pequinês de 9 anos de idade que teve diagnóstico de tumor primário em fígado de 4 cm de diâmetro por exame de ultra som quando fomos fazer um exame de rotina em fevereiro de 2012.

Depois disso seguimos uma avaliação criteriosa que envolveu exames de sangue, transfusão de sangue e tomografia, quando confirmamos que poderia ser operado pois estava restrito a uma parte do fígado. E assim foi feito. Ela foi operada em abril, o tumor (carcinoma hepatocelular, que é maligno) foi retirado, e agora ela já esta na terceira sessão de quimioterapia e muito saudável e feliz.

Temos também a Milla, uma Chow Chow de 11 anos de idade que teve o diagnóstico feito da mesma forma em janeiro de 2011 durante os exames de rotina do Pet Prevent. Depois disso fizemos uma tomografia de abdome onde infelizmente descobrimos que esse tumor já envolvia a vesícula biliar e a adrenal tomando quase todo o fígado e dessa forma impedindo uma remoção cirúrgica segura.

chow

Passamos por um momento de muita tristeza e apreensão e depois decidimos por fazermos somente um controle de dieta e medicamentos para viabilizar a função do fígado e vesícula biliar, envolvendo cuidados paliativos. Podemos dizer que a Milla nunca foi tão feliz como agora.

Se antes já era a “menina da casa”, hoje ela vive cercada de carinho e atenção como nunca e aparentemente mantem se saudável e sem dor ou desconforto mais de uma 17 meses depois do diagnóstico. Hoje fazemos controles periódicos de exames de sangue e ultrassom e ela segue tranquila e feliz.

Ainda podemos falar do George, Goldem Retriver de 14 anos de idade que em maio de 2011 depois de apresentar uma perda significativa de peso, fizemos o diagnóstico pelo exame de ultrassom, de vários nódulos em figado espalhado por todo parênquima. Ele também não pode ser operado e como a Milla, esta passando pela melhor fase da vida. Podemos dizer que tem uma vida de Rei com todo carinho e cuidados que merece na “terceira idade”.

Se antes ele já era simpático e querido, hoje, por temos um contato quase que quinzenal, ele já se sente em casa e adora visitar o Pet Care para os exames controle.

Tem comido uma dieta controlada que ele adora… e até parece que esta gostando de toda atenção que recebe. As vezes nos perguntamos se ele não está “fingindo” ter um tumor no fígado, só para cuidarmos dele dessa forma.

Sabemos que infelizmente é verdade e que apesar de tudo podemos viver plenamente o dia sem nos preocuparmos com o futuro….mas nos preparando para ele.

Pet Care, diagnóstico precoce, exames diagnósticos e uma equipe determinada em escolher junto com você o melhor para o seu animal de estimação.

 

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia