Quais os cuidados de higiene necessários para manter a saúde do meu cão?

Compartilhe

Quais os cuidados de higiene necessários para manter a saúde do meu cão? 31 de agosto de 2020

Os animais assim como os humanos precisam de cuidados com a higiene. Agora vamos dar algumas dicas de como fazer a higiene do seu companheiro diariamente e quais são os cuidados especiais que os tutores precisam se atentar.

Como fazer a higiene diária?

Escovação dos pelos: animais de pelo longo devem ser escovados diariamente para desembaraçar os nós e retirar pelos mortos usa-se escova tipo rasqueadeira nos dois sentidos do pelo desde a cabeça até a ponta da causa. O cuidado com as orelhas e pelos da barriga devem ser redobrados, pois é onde se formam mais nós e onde é mais sensível a dor. Esse momento de escovação deve ser aproveitado para observar a pele e possíveis nódulos, machucados, manchas, pintas e mesmo presença de parasitas. Para animais de pelo curto a escovação é muito mais fácil e tem por objetivo retirar o pelo morto. A escovação diária não deixa empolar o pelo e o animal adora, é como uma massagem.

Limpeza dos olhos: deve ser feita diariamente pela manhã, retirando as sujidades com um algodão umedecido em água filtrada, passando do canto medial do olho para as laterais, normalmente sobre as pálpebras, quando por reflexo o animal fecha os olhos.

Nunca use água boricada.

Limpeza das patas após o passeio: se estiver com as patas sujas ou molhadas pode usar uma toalha levemente umedecida ou lencinhos umedecidos usados em crianças, se atentar aos interdígitos e coxins (almofadinhas).

Escovação dos dentes: depois da troca dos dentes (5 a 6 meses de idade) a escovação deve ser diária, usando escovas, dedeiras e pastas especiais para os animais. A escovação dos dentes deve ser algo agradável e prazeroso. O animal deve ter confiança e não deve sentir dor ou desconforto. As primeiras escovações devem ser rápidas e sempre deve ser oferecido um petisco ou prêmio após a escovação para que o animal se acostume e sinta prazer. Podemos fazer isso sentado no chão, começando por acariciá-lo e depois passando levemente a dedeira com uma pasta de dente para cães (palatável e não raramente com sabor de carne ou bacon) sobre os dentes e gengivas. Com o tempo a escovação passa a ser mais intensa e efetiva e o animal vai até gostar de fazê-la.

Fezes e urina: as fezes devem ser recolhidas e descartadas no lixo. Nesse momento deve-se avaliar o volume, aspecto, consistência, coloração e possível presença de parasitas. Geralmente as vezes vão de marrom amarelado a marrom escuro. Fezes, pretas, fezes com coloração branca ou com estrias de sangue não são normais. O formato sempre com forma de uma linguiça. Se possível a urina também deve ser avaliada em relação à coloração, aspecto e volume, tipo amarela clara ao amarelo citrino. Urina com sangue, cor de coca cola ou com cor de água não é normal

Quais são os cuidados especiais?

Limpeza dos ouvidos: feita somente quando necessário – quando houver presença de sujidades ou cera na parte externa o ouvido. Deve se usar um algodão seco enrolado na ponta do “dedo indicador” e limpar somente até onde o dedo alcança. Se tiver muito sujo pode-se umedecer o algodão com produtos indicados para limpeza de ouvido (a venda nos “Pet Shops”) não colocando nunca dentro do ouvido e nunca usando “cotonetes”. Caso o ouvido esteja muito sujo, sensível, com sangramento ou odor forte, deve-se procurar imediatamente o Médico Veterinário.

Corte de unhas: somente realizado pelo Médico Veterinário ou no banho e tosa por pessoas experientes. Devemos estimular passeios em ambientes externos ou em pisos mais ásperos para que o desgaste da unha seja natural e contínuo, não precisando assim ser cortada. Normalmente a unha do que seria o “nosso dedão”, não encosta no chão devendo ser cortada periodicamente, mesmo que as outras estejam curtas.

Banhos periódicos: a frequência depende do tipo de pelagem, da raça, do ambiente em que vive e de algumas patologias de pele como seborreia, alergias e piodermites. Recomendamos banhos a cada 7 ou 15 dias. No caso das patologias de pele mais comuns como piodermite e seborreia, os banhos devem ser ministrados sob orientação do Médico Veterinário com xampus especiais e o animal deve ser ensaboado cuidadosamente deixando o produto agir por 5 a 10 minutos. A frequência pode ser até de banhos a cada 2 dias.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Com a quarentena por conta do COVID-19 os petshops que oferecem serviço de banho e tosa estão fechados. Muitos animais de estimação, principalmente cães, tomavam banho semanalmente, como a Lassi, filha da nossa gerente técnica Dra. Sibele Konno, na foto posando com a Madalena, auxliar veterinário do Pet Care. 🐾 Mas e agora? Como ficam os pets? ⠀ Ainda bem que temos vários modelos para mostrar que é possível cuidar deles sem sair de casa. 😍 ⠀ O primeiro passo é colocar um chumaço de algodão dentro do canal auditivo, um de cada lado, para evitar a entrada de água dentro do ouvido, que pode causar otite. A Foxie deixou registrado o processo. ❤ ⠀ E a Pipoca, filha do Dr. Marcelo Quinzani, aproveitou para escolher o seu lugar preferido para tomar banho nesse isolamento. 😅 ⠀ Para saber mais detalhes, escrevemos no nosso blog (link nos stories) um passo a passo para dar banho no seu pet em segurança. ⠀ #petcare #quemamamaiscuidamelhor #euamomeudono #hospitalveterinario #hospitalveterinario24horas #medvet #medicinaveterinária #veterinária

Uma publicação compartilhada por Hospital Veterinário Pet Care (@hv_petcare) em

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

(11) 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

(11) 3740-2152

(11) 94468-2702

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

(11) 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

(11) 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 2507-4616

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia