Dicas: como levar seu gato no veterinário especialista em felinos

Compartilhe

Dicas: como levar seu gato no veterinário especialista em felinos 26 de dezembro de 2019

Seja para a avaliação anual e vacinas, seja para um check-up que é recomendado principalmente para gatos acima de 6 anos de idade ou aqueles que perderam ou ganharam muito peso ou que estejam simplesmente “diferentes”, nós estamos preparados para recebê-los.

Todas as nossas unidades contam com recepção separada para gatos, sala de atendimento exclusiva de felinos com uso de feromônio (Feliway®), área de internação específica para felinos e uma equipe de médicos veterinários especializados em medicina felina (mediante agendamento) e uma equipe preparada para as emergências do seu gato 24 horas por dia.

 

COMO TRAZER O SEU GATO ATÉ NÓS: 

Use sempre caixa de transporte. Nunca traga o seu gato solto, mesmo que ele seja muito calmo e tranquilo e esteja acostumado com outros animais. Ele pode se assustar, te arranhar e fugir, por medo ou estresse.

  1. ESCOLHENDO A CAIXA DE TRANSPORTE: Escolha uma caixa ou gaiola de transporte resistente com uma abertura na parte de cima e na parte da frente e que seja parcialmente desmontável (se a parte de cima for removida com facilidade, isso permitirá que um gato ansioso ou nervoso seja examinado enquanto permanece na parte dentro da caixa). Caixas leves e seguras são as mais confortáveis.

 

  1. COMO GUARDAR A CAIXA: Deixe a caixa de transporte em um lugar da casa onde seu gato a veja e possa considerá-la como parte da mobília para que se torne algo familiar. Coloque Feliway® e petiscos dentro da caixa para que ele goste de entrar nela.

 

  1. PREPARANDO A CAIXA: Tente tornar a caixa de transporte o mais confortável e familiar possível, colocando dentro dela algum pano ou roupa com seu cheiro ou com cheiro do seu gato (você pode, por exemplo esfregar delicadamente um pano macio na face dele para deixar o cheiro). Borrife um pouco de hormônio sintético Feliway® disponível no mercado na caixa e tapete higiênico 20 minutos antes de colocar o gato dentro da caixa. Não borrife no gato, nem na presença dele. Não se esqueça de que seu gato pode estar doente ou evacuar na caixa durante o trajeto, por essa razão é uma boa ideia levar uma roupa e tapete higiênico extra e lencinhos umedecidos (sem odor) para limpá-lo se necessário.

 

  1. COLOCAR O GATO DENTRO DA CAIXA: Para colocar o seu gato dentro da caixa de transporte, caso ele não entre de forma espontânea, você deverá pegá-lo com calma e baixá-lo cuidadosamente pela abertura da frente com a caixa na posição vertical. Uma alternativa: se a caixa for desmontável é retirar a parte superior. Se for difícil pode enrolá-lo em uma toalha grossa impregnada com cheiro dele ou com o Feliway® e em seguida abaixe cuidadosamente tanto o gato como a toalha dentro da caixa.

 

  1. COLOCAR NO CARRO: Durante o trajeto é importante colocar a caixa de transporte em um lugar seguro no carro, para que ela não se movimente e seu gato não fique estressado nem ansioso.

 

  1. NO CARRO: Uma vez no carro impeça que a caixa de transporte balance durante a viagem, prendendo-a no chão bem atrás do banco do passageiro. Dirija devagar e com cuidado. Evite músicas altas e agitadas. Fale suavemente com o seu gato tentando acalmá-lo. Quanto mais calmo estiver o tutor, mas tranquilo ficará o gato. Alguns gatos gostam de olhar para fora do carro, mas a maioria deles prefere a caixa de transporte coberta com uma toalha ou cobertor durante a jornada.

 

  1. CHEGANDO NA CLÍNICA: Ao sair do carro e se dirigir até a sala de recepção da clínica, evite sacudir a caixa de transporte ou esbarra-la em suas pernas durante a caminhada.

 

  1. DENTRO DA CLÍNICA: Uma vez na área da recepção, peça para recepcionista ou algum assistente lhe mostrar onde fica a nossa sala de espera específica para gatos (cachorros não podem entrar nela). Enquanto você abre o seu cadastro ele já pode esperar nessa sala com locais altos para as caixas. Nunca coloque a caixa no chão. Nessa hora deixe a frente da gaiola voltada para você e não na direção de outros animais (cães ou gatos) ou tutores. O ideal e deixa-la coberta com uma toalha ou cobertor.

 

  1. VOLTA PARA CASA: Seguir o mesmo protocolo dentro do carro.

 

  1. EM CASA: Se você tiver mais gatos em casa é preciso tomar alguns cuidados extras ao trazer o gato de volta, especialmente depois de uma longa estadia fora. O gato pode trazer odores diferentes para casa, e isso pode causar estresse e agressividade dos outros gatos do grupo. Ao retornar para casa, deixe o gato que visitou o veterinário dentro da caixa e observe o comportamento dos outros em relação a ele. Se todos os gatos permanecerem calmos e tranquilos você pode abrir a gaiola e deixar o seu gato se juntar aos outros espontaneamente. Se você notar tensão entre eles é provável que o seu gato esteja com odores estranhos. Se isso acontecer, leve seu gato para um ambiente separado (com uma caixa de areia sanitária), comedouro com alimento e água fresca e deixe ele no mínimo 24 horas para que ele recupere um cheiro mais familiar. Você pode também transferir os odores dos outros gatos para o recém-chegado, esfregando um pano nos gatos da casa e depois levar  até o felino que foi ao hospital para que ele passe a ter esse odor novamente.

Para que a sua experiência dentro das nossas unidades seja a melhor possível para você e seu gato, agende um horário com um de nossos especialistas em felinos.

O Pet Care tem uma estrutura hospitalar veterinária completa e vacinas preventivas para seu gatinho. Funciona 24 horas por dia e atende desde consultas de rotina até emergências complexas.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

(11) 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

(11) 3740-2152

(11) 94468-2702

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

(11) 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

(11) 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 2507-4616

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia