Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Cuidados Com Medicamentos Para Cães e Gatos

Como já dissemos, animais mais velhos, com cuidados paliativos recebem muitos medicamentos e não raramente muitos colírios, várias vezes ao dia.

A maioria dos medicamentes exigem certos cuidados de conservação e de administrados e se assim não fizermos, diminuímos a eficácia do produto comprometendo o tratamento e muitas vezes fazendo com que o animal não fique curado ou como nos casos dos antibióticos, leva a resistência de algumas bactérias ao medicamento indicado.

Além disso sabemos que a eficácia do tratamento depende também da habilidade de quem vai dar o medicamento e da cooperação do paciente.

Descrevemos abaixo alguns cuidados com alguns medicamentos muito usados em medicina veterinária:

– Colírios: Quando o paciente recebe a prescrição de dois ou mais colírios para serem usados no mesmo olho, temos que dar um intervalo de 10 minutos entre um e outro, pingar somente uma gota por vez em cada olho e manter os frascos conservados na geladeira.

– Pomadas Oftálmicas: cuidado ao aplicar para que a ponteira do frasco, geralmente rígida não machuque o olho do paciente. Se for usar os dedos para espalhar a pomada na córnea, lavar muito bem as mãos antes de aplicar para evitar a contaminação dos olhos.

– Medicação líquida para ouvidos: Normalmente prescrito em forma de gotas e o número de gotas dentro do ouvido depende do tamanho do animal. Após a aplicação deve-se massagear a base da orelha para distribuir bem o produto dentro do ouvido. Os frascos desse tipo de medicamento já tem uma ponteira mais longa para que a pomada seja colocada dentro do ouvido – o animal deve ficar quieto para não machucar o conduto.

– Xaropes, que vêm em “pó” devendo ser misturado com água para ser administrados, depois de diluídos devem ser conservados refrigerados e tem um prazo de validade curto, de 7 a 10 dias somente. Depois desse período o frasco deve ser descartado e iniciar nova diluição em frasco novo. Normalmente os antibióticos vem nessa forma de apresentação.

– Antibióticos em qualquer apresentação devem ser dados seguindo rigorosamente a orientação do veterinário,seja na dose e no tempo de tratamento, pois o uso inadequado pode gerar resistência da bactéria ao medicamento.

– Anti-inflamatórios devem ser usados com cautela e somente com prescrição do médico veterinário,pois pode causar gastrite, úlceras, vômitos e inapetência.

– Frascos de insulina devem ser conservados longe da luz, dentro da geladeira e devem ser manipulados com muito cuidado. A homogenização deve ser feita lentamente e cuidadosamente, pois a insulina é uma molécula muito frágil e qualquer alteração na sua estrutura por calor, ação da luz ou de movimentação pode comprometer sua eficácia.

– Medicamentos que vem em frascos escuros (âmbar ou marrons) são medicamentos que sofrem interferência da ação da luz e devem ser conservados em locais escuros (dentro de armários, ou dentro de geladeiras).

– Hormônios para tratamento de Hipotireoidismo devem ser dados ao animal em jejum.

– Antibióticos e anti inflamatórios devem ser dados ao animal junto com alimento, pois tem tendência a causar gastrite e/ou vômitos.

– Medicamentos para gastrite devem ser dados de estômago vazio.

– Sucralfato (medicamento para gastrite e úlcera gástrica) deve ser dado antes do outro antiácido e como pode influenciar a ação de outros medicamentos sugerimos que seja dado sempre separado de outros medicamentos.

– Animal recebendo quimioterapia devem receber cuidados redobrados. Os medicamentos devem ser manipulados com luvas assim como a urina e fezes que devem ser descartadas adequadamente.

– Xampus e sabonetes medicinais devem agir por 5 a 10 minutos antes de enxaguar. De preferencia o animal deve ser banhado antes com um xampu neutro para retirar a oleosidade e sujidades, do pelo facilitando a ação do xampu medicinal.

Muito cuidado na dosagem, principalmente quando usamos seringas e não estamos familiarizados com a graduação delas, pois podemos confundir a dosagem.

Lembre-se, no caso do dúvidas, o Médico Veterinário deve ser consultado e jamais use medicamentos sem prescrição médica.

 

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?