Home / CÃES E GATOS / Comportamente Cães / Como lidar com cães e gatos agressivos na rotina clínica?

Existem inúmeros gatos e cães agressivos, agitados ou estressados, que não costumam lidar com pessoas desconhecidas, não toleram a presença de outros animais, mudanças de ambiente, alterações na rotina, confinamento em caixa de transporte e idas à clínica veterinária para uma consulta ou até mesmo para realização de exames.

Entretanto, gatos e cães agressivos devem receber atendimento clínico bem feito e seguro, por parte do médico veterinário, isso pode ser realizado quando estão sob efeito de tranquilizantes ou sedativos (sedação), minimizando o estresse e evitando agressões ao tutor e ao veterinário.

Dessa maneira, animais que mostram agressividade ou medo excessivo devem ser manipulados somente após a contenção química. Conter quimicamente um animal deve ser um procedimento realizado apenas por veterinários habilitados e acostumados com os efeitos dos sedativos, sendo assim, o ideal é ser feito por um especialista em anestesia veterinária.

Essa semana, o Pet Care recebeu o encaminhamento da Neve, uma gata de 15 anos de idade para exames de sangue e ultrassonografia abdominal, a mesma apresentava o comportamento de agressividade, não possibilitando a realização dos exames solicitados. Portanto, a única maneira de realizá-los foi através da contenção química. O procedimento ocorreu de forma eficaz, o animal conseguiu fazer todos os exames, amenizando assim o seu estresse.

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?