Sarna de Ouvido ou Sarna Otodécica
11 de maio de 2011
Sarna de orelha ou Sarna otodécica é causada por um ácaro que vive dentro do ouvido de animais. O nome cientifico é Otodectes cynotis.
A contaminação é muito rápida e pode se dar por um breve contato fisico ou em locais infestados por este ácaro. Ela atinge mais comumente cães, gatos, coelhos e ferrets. Não se tem relatos de humanos infectados com esta sarna.
Nos animais infectados aparece uma secreção escura e crostosa dentro do ouvido e o animal coça muito a área. Se examinarmos o ouvido com otoscópio conseguimos, algumas vezes, ver pequenos pontos brancos caminhando. (foto abaixo)
Outras vezes colocamos o material em uma lamina e examinamos no microscópio e vemos o ácaro caminhando como mostra o filme abaixo.
A causa mais comum de otites em gatos é a sarna otodécica, contaminando os animais da casa muito facilmente. Filhotes de cães muitas vezes vem com a infestação do canil onde foram criados.
O tratamento deve ser feito em todos os animais da casa e no meio ambiente.
Nos animais precisamos fazer uma boa limpeza do conduto auditivo retirando todo o material enegrecido pois só assim a medicação fará um bom efeito.
Existem medicamentos para instilar dentro do conduto auditivo, injetáveis ou até spot-on (tópico no pescoço).
Na casa, muitas vezes quando há muitos animais e está dificil de controlar a infestação, recomendamos detetizar.
Vídeo