Home / OUTROS / Piodermite, Imunoterapia e Autovacinas

Piodermite, Imunoterapia e Autovacinas

31 / jan / 2012

AUTOVACINAS: mais uma vez o Pet Care oferecendo o que tem de melhor em Medicina Veterinária.

Muitas vezes encontramos casos de Piodermites recidiantes em cães de dificil tratamento ou resistentes/dependente ao uso de antibiótico oral.Nesses casos podemos fazer uso de IMONOTERAPIA com aplicação de vacinas periódicas produzidas a partir da bactéria causadoras da piodermite. Podemos usar vacinas disponíveis no mercado (já prontas, feitas a partir de colônias de Staphylococcus) ou fazermos uso de AUTOVACINAS, ou seja produzidas a partir da cultura de bactérias das próprias lesões (das bactérias presentes nas lesões) do animal.

Hoje aqui no Pet Care as AUTOVACINAS, POR SEREM MAIS EFICIENTES, se tornaram uma realidade e podem ser uma alternativa para esses animais com piodermites recurrentes.

A flora bacteriana da pele do cão é particularmente rica nessas bactérias e na grande maioria dos animais essa relação ocorre de forma controlada e não patogênica ou seja, não causa lesões.

Em outros animais, por diversos fatores, isso pode não ocorrer, e nesse caso as piodermites proliferam de forma descontrolada.

A maioria das piodermites ocorre por um desequilíbrio entre o microorganismo infectante, normalmente o Staphylococcus aureus e o hospedeiro (o animal).

Essa mudança no equilíbrio normal da pele, causada por diversos fatores, poderia ser devido à virulência maior do micro-organismo, mas é mais provável que tenha sido causado por fatores do próprio animal, como alteração dos mecanismos de defesa da pele, seborréia excessiva, alergias, ressecamento e traumatismo cutâneo, umidade ambiental muito alta, presença de pulgas, alterações hormonais, ou hipersensibilidade do animal entre outras.

Assim, quando as formas convencionais de tratamento, tais como tosa, banhos com xampus bactericidas e antibiótico oral falham, ou recidivas constantes ocorrem, a imunoterapia com uma vacina estafilocócica deve ser considerada.

O Serviço de Dermatologia do Hospital Veterinário Pet Care, pode tratar toda dermatopatia e hoje em dia, já estamos usando da AUTOVACINA para os casos acima recomendados. Marque uma consulta com um de nossos especialistas pelo telefone 3743 2142.

 

 

 

Pin It on Pinterest