Animais idosos e Medicina Preventiva
28 de novembro de 2011
Quinta-feira da semana passada foi um dia típico de descobertas em animais idosos. Primeiro veio o Neguinho (foto acima), um gato de 19 anos. A tarde a Cachu, uma boxer de 11 anos.
O que queremos contar é um pouco de nosso dia a dia e como descobrimos o que os animaizinhos têm e como tratá-los.
O Neguinho veio com reclamação de dor e constatamos pela radiografia que ele tem graves problemas de coluna pela idade avançada, mas também descobrimos muitas outras coisinhas. Por exemplo: à palpação da tireoide esta está aumentada, ao auscultar o coração tem um sopro importante. Ele está bebendo muita água, fazendo muito xixi e com muita fome.
Fizemos um ecocardiograma e constatamos que apesar de auscultarmos um sopro muito alto o coração dele está dando conta de bombear o sangue normalmente e que a musculatura do coração está normal. Logo vamos repetir o ecocardiograma somente em 6 meses. A pressão arterial dele estava normal. Os exames de sangue e urina deram compatíveis com a idade avançada dele mostrando que pode ter um inico de doença renal. Ao final nos resta ainda receber o exame de sangue com dosagem de hormonio de tireoide, pois estes sintomas que ele tem acima fica bem evidente que deve ser um gato hipertireoideo e a doença precisará ser tratada.Para a coluna estamos dando analgésico.
Já a Cachu (foto acima) veio para fazer uma avaliação sobre duas formações na pele. Ela já teve tumor maligno de pele e também de mama e já fez quimioterapia há anos atrás. Ao exame clinico, notamos 2 formações que não parecem problema mas coletamos citologia e mandamos analisar. Ao examinar o resto do corpo notamos nodulos mamários do lado que não foi operada. A proprietária também mencionou que ela esta com dificuldade nas patas traseiras e ao observa-la andando notamos uma leve incoordenação. Decidimos que fariamos todos os exames e ela decidiu fazer um Plano Petprevent.
Ao final tinhamos um diagnóstico de um problema de coluna e osteoartrite no coxal que vai ser tratada com acupuntura, isto écompatível com a idade dela. Mas também ao fazermos os exames descobrimos uma séria arritmia ventricular que pode causar morte súbita. O que podemos tirar desta história: graças aos exames preventivos descobrimos um problema sério e que já está em tratamento (coração).
Para fazer a cirurgia de mama no atual momento é totalmente desaconselhável pelo problema de coração. Vamos esperar a medicação fazer efeito e aí reavaliaremos os risco anestésicos.
Isto que relatamos é para contar como é importante consultar e fazer exames em animais idosos de maneira preventiva. E… prolongar a vida destes o máximo possivel e com muita qualiade!!!
Para isso o PetCare oferece o Pet Prevent que é um ótimo plano de saúde para seu Cão ou Gato. Saiba mais em: http://www.petcare.com.br/plano-saude.php