Tumor de Mama – Impossível Cicatrizar!!?? Para a Flor não.
20 de maio de 2011
A Flor é mais uma “filhota” da Tia Regina, encontrada faz alguns anos é cuidada com todo carinho, foi castrada assim que chegou e nunca ficou doente mas infelizmente apareceu uma lesão em região axilar e foi trazida ao hospital para avaliação. A lesão como pode ser vista na foto acima, era ulcerada, com algumas crostas e pequenas vesículas (bolhas), apresentava espessamento do cordão mamário do mesmo lado, a lesão na pele era bastante extensa, imediatamente foi providenciado uma biópsia da lesão pois o aspecto não era bom, e o resultado foi de Adenocarcinoma simples de grau 3 com metástase cutânea e linfonodo, ficamos bastante preocupados a neoplasia tem característica maligna, agressiva e a metástase na pele deixava o prognóstico mais reservado.
Após conversarmos com a proprietária e depois de fazer Rx de tórax, Us de abdome, e todos os exames necessários, descartamos a possibilidade de metástase em outro local (pelo menos visíveis nos exames de imagem usuais – nódulos com mais de 0,5 cm pelo US e Rx ), e decidimos por dar qualidade de vida a Flor neste período que restava.
Optamos pela conduta cirúrgica, mas sabíamos que teríamos um problema na cirurgia. A impossibilidade de fechar a pele após remoção de toda lesão era evidente. Com o planejamento adequado optamos por deixar um segmento da ferida cirúrgica aberta e cicatrização por segunda intenção. Decidimos por usar um curativo especial que se chama Prisma, não aderente, usado em feridas sem contaminação que estimula a cicatrização (foto 2), os curativos eram trocados a cada 3-4 dias, claro analgésicos e antibióticos foram usados. Por um período de 15 dias utilizamos este método.
Depois com uma excelente evolução (foto 3) optamos por uma outra forma, o uso de pomada cicatrizante e uma outra película que se chama Adaptic também não aderente este era trocado a cada 2 dias.
Foto 2
Foto 3
Nesta semana nos encontramos com a ferida com pequena extensão (foto 4), a evolução está muito boa , a Flor já está em casa e retorna ao Pet Care a cada 2 dias para troca do curativo, já não recebe mais medicações orais para a ferida, temos certeza que vai fechar o ferimento e vamos conseguir dar mais um tempinho para nossa paciente curtir a proprietária.
Foto 4
Mais uma vez Regina, obrigado por nos dar condições e nos ajudar a tomarmos as decisões certas nos momentos corretos.