Picada de cobra em Gato
03 de agosto de 2011
Atendemos o Sheldon há alguns dias, um gato de 1 ano de idade que mora em uma casa com um belo quintal na região da Granja Viana.
O proprietário trouxe o Sheldon após ele ter sumido por algumas horas e voltado com a patinha inchada. Ele tinha 2 feridas nesta pata, foi realizado curativo e medicação analgésica e antibiótica. Uma das suspeitas foi de acidente por cobra venenosa.
Os exames de sangue mostraram queda importante do número de plaquetas (responsável pela coagulação sanguínea). No dia seguinte ele apresentou sangramento espontâneo causando anemia. Além do número de plaquetas, o teste no qual avaliamos os fatores de coagulação estava totalmente alterado.
Optou-se por aplicar soro antiofídico (contra veneno de cobra), mas durante a aplicação o Sheldon apresentou reação alérgica ao soro, por isso tivemos que interrompê-lo.
O desafio foi conseguir um gato maior que 5kg para doar sangue para o Sheldon e este precisaria ter sangue compatível para a transfusão. Os proprietários conseguiram um gato Persa com sangue tipo A para a doação. A transfusão sanguínea foi feita sem complicações.
Após três dias internado o Sheldon já estava bem para ir para casa e com exames de sangue praticamente normalizados. Ele fará agora retornos com exames controle, assim temos certeza que está tudo bem com ele.
Não são comuns acidentes com cobra envolvendo gatos, pois são animais muito ágeis apesar de muito curiosos. Provavelmente a cobra era uma Jararaca. Isso nos alerta para os cuidados com animais que moram nas proximidades da cidade de São Paulo e da possibilidade de acidente fatal com cobra.