Para Que Servem os Bigodes dos Gatos?

Compartilhe

Para Que Servem os Bigodes dos Gatos? 22 de maio de 2012

Muitas vezes somos obrigados a tosar os pelos dos gatos, principalmente dos gatos de pelos longos como Persa, Himalaio, Ragdoll entre outros.

As indicações de tosa incluem Dermatofitose (Fungos) ou outra dermatopatia que requer banhos e tratamento tópicos ou para controle de dermatopatia infecciosa (sarna e fungos).

Outras indicações de tosa é para aqueles animais que formam bolas de pelo por lambedura, e tosando o pelo diminuimos a incidência de sua formação ou para aqueles gatos com os pelos cheios de nós. De qualquer foram independente do motivo quando formos tosar um gato, NUNCA podemos tosar/cortar seus bigodes e ponta da cauda. Enquanto a tosa da cauda pode levar a automutilação os bigodes do gato são essenciais para o seu bem estar, equilibrio, movimentação e orientação e nunca devem ser cortados ou tosados.

Os gatos podem ficar angustiados quando os seus bigodes são danificados, uma vez que eles são importantes para o seu equilíbrio e movimentação eles podem ter dificuldade para andar ou correr em linha reta, para andar no escuro ou penumbra e pode tornar-se desorientado e até mesmo cair.

Saltar e subir em móveis que são movimentos corriqueiros para os gatos, quando sem bigodes podem se tornar um grande desafio ou até impossibilitado de isso fazer. Até vômitos são relatados em gatos que tem os seus bigodes cortados, talvez por desequilibrio e ansiedade.

Uma vez cortados, os bigodes do gato geralmente voltam a crescer dentro de algumas semanas. Os bigodes do gato são feitos de queratina, o principal componente estrutural que compõe o nosso cabelo e unhas. Em todos os animais que crescem bigodes, os folículos e nervos a que o bigode é ligado são muito maiores e muito mais sensíveis do que folículos normais, assim, eles crescem bem mais depressa que o pelo normal. Como outros pelos do corpo os gatos também trocam de bigoses e assim não é raro encontrarmos alguns bigodes perdidos pela casa. No entanto se muitos bigodes são encontrados pela casa ou se não voltam a crescer o Veterinário deve ser consultado, pois pode indicar uma deficiência de vitaminas ou dermatopatias, mesmo para aqueles gatos que tem os bigodes quebrados ou mais curtos.

As terminações nervosas dos bigodes dos gatos são muito sensíveis ao toque e essa sensibilidade é muito importante para o gato se guiar no escuro. Quando da ausência dos bigodes não é raro observarmos os gatos com a face toda machucada devido as “trombadas” nos móveis e portas.

Além dos bigodes as pontas das caudas dos gatos não devem ser tosadas, pois a maioria dos gatos após a tosa da cauda desenvolvem automutilação (mordem a ponta do rabo).


 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia