Hernia Perineal em Cão
07 de junho de 2011
Hérnia Perineal é a condição onde ocorre um deslocamento de órgãos como bexiga, intestino, próstata ou gordura para a região perianal por causa de um rompimento ou enfraquecimento dos músculos que fecham o diafragma pélvico.
Veja a foto abaixo:
Os sintomas clínicos além de aumento de volume na região podem variar de dificuldade de urinar, dificuldade de evacuar, inchaço e inflamação do conteúdo herniado além de dor.
As razões deste problema não está completamente esclarecida mas sabemos que isto acontece em animais machos (geralmente cães), não castrados, que na maioria das vezes tem aumento da próstata.
A hérnia pericial pode ser uni ou bilateral. No caso da foto acima ela é bilateral.
A correção é cirúrgica e não precisa ser um procedimento de emergência a não ser que haja um comprometimento da bexiga (estrangulando-a).
A castração sempre deve ser feita no ato cirúrgico pois queremos impedir a recidiva do problema já que tem relação com a produção de hormônio sexual masculino.
O pós cirúrgico demanda uma série de precauções e medicações para se evitar complicações como infecções e ruptura dos pontos internos e externos. Este período é de aproximadamente 15 dias.
Esta cirurgia deve ser feita por um cirurgião experiente pois necessita de cuidados para não envolver o nervo ciático, fazer a correção da musculatura corretamente e se vai precisar ou não de implante corretivo (tela).