Hospital > Filhotes
 

Como é o cio das gatas?

Estro ("cio") é o período fértil das fêmeas. Quando ocorre o estro, diz-se que estão "no cio" ou "em estação". Gatas normalmente têm seu primeiro ciclo estral entre 5 e 10 meses de idade, com uma média ao redor de 6 meses de idade. As gatas têm de 2 a 4 períodos estrais a cada ano, cada um durando entre 15 e 21 dias, com variação muito grande entre as diferentes raças.

O estro raramente dura mais que 4 dias. Se o cruzamento não ocorre, o estro pode prolongar-se por 7 a 10 dias e pode ocorrer com 15 a 21 dias de intervalo. É possível uma fêmea fértil ciclar a cada 3 ou 4 semanas indefinidamente, ou seja se não cruzarem, ficam sempre no cio, o que pode ser insuportável para o dono do animal principalmente se for uma gata da raça siamês ou outra de pelo curto, que são mais férteis e "barulhentas" . As gatas no cio miam muito e ficam rolando pelo chão e se esfregando nas pessoas.

Gatas também podem ter um período estral de 1 a 6 semanas após seu primeiro ano de vida, e também é possível que uma fêmea esteja amamentando e já esteja grávida outra vez.

 
 
 
 
Av. Giovanni Gronchi, 3001 - São Paulo - SP - Cep: 05659 010 - Tel: 3743 2142