Home / CÃES E GATOS / Saiba Tudo Sobre a Dirofilariose Em Cães E Gatos: A Doença Do Verme Do Coração

A dirofilariose em cães e gatos também é conhecida como a doença do verme do coração. Ela é uma doença grave e pode ser fatal para os animais. Confira mais informações e saiba como proteger o seu pet.

O que é a Dirofilariose?

Nessa doença, vermes adultos vivem no coração e nas artérias pulmonares (pulmão) dos cães e gatos e podem causar insuficiência cardíaca e doença pulmonar grave, levando o animal à morte.

Vet Responde – Dirofilariose, a doença do verme do coração – Dr. Renato Costa, Pet Care Animália RJ

Quais são os sintomas da dirofilariose canina e felina?

Com relação aos sintomas da dirofilariose canina e felina, normalmente essa é uma doença assintomática. Conforme ela vai progredindo, alguns sinais podem ser observados, como:

  • fraqueza;
  • tosse crônica;
  • problemas na respiração;
  • emagrecimento.

Como o cachorro/gato pega dirofilariose?

A dirofilariose é transmitida por um mosquito infectado que, ao picar seu cão ou gato, pode transmitir a doença para ele.

Quando um mosquito pica um animal doente (infectado), ele recebe vermes jovens (microfilárias) que depois são transmitidos a outros animais. Quando esse mosquito contaminado pica o seu cão, ele passa essas microfilárias para a corrente sanguínea do animal, ficando lá por algum tempo antes de seguir para o coração.

No coração, esses vermes crescem, ficando adultos e levando à alterações importantes no coração, nas veias e artérias.

Transmissão da dirofilariose: onde o pet pega essa doença?

Quem transmite essa doença são os mosquitos (pernilongos) tropicais, sendo alguns da mesma família do mosquito da dengue. A maioria deles vive em todo o litoral do Brasil, mas podem ser encontrados também no interior e nas áreas com matas e lagos, mesmo em regiões urbanizadas como na cidade de São Paulo.

Cidades do litoral de São Paulo, como Bertioga, Peruíbe e Guarujá, além de todo estado do Rio de Janeiro e todo Nordeste, são consideradas áreas endêmicas, ou seja, a maioria dos mosquitos estão contaminados e transmitem isso para os cães e gatos.

Eu moro em apartamento. Existe perigo desses mosquitos?

Sim, mesmo morando em apartamento, dependendo do local onde vive ou mesmo nos passeios aos finais de semana que você realiza com seu animal, ele pode ter contato com esses mosquitos.

Ainda assim, os mosquitos entram nas casas o tempo todo. Todos os animais estão correndo esse risco, independentemente de onde eles residem. Finais de semana no litoral ou em cidades contaminadas representam um grande perigo de contaminação.

Gatos podem ter dirofilariose?

Sim. Apesar de raro, existem vários relatos de gatos contaminados com dirofilariose.

Dirofilariose em gatos
Créditos: Freepick

Diagnóstico da dirofilariose: como posso saber se o meu cão ou gato tem a doença?

Quando a infecção é recente, o verme pode ser identificado no exame de sangue, mas é mais difícil de acontecer. Depois, quando os vermes estão adultos, um teste rápido de sangue pode identificar se o seu animal é positivo para a doença. 

Muitas vezes, descobrimos isso com o exame de Ecocardiograma para cães e gatos, quando se identifica a presença dos vermes adultos dentro do coração.

Como saber se o seu pet tem a doença do verme do coração? Dr. Renato Costa e Dr. Rodrigo Brum

Se, durante os exames, der negativo para a doença do verme do coração, o que devo fazer?

Todo animal adulto negativo ou filhote que não teve contato ainda com os mosquitos (até 4 a 6 meses de idade) deve receber a medicação preventiva contra a dirofilariose mensalmente.

Prevenção da dirofilariose em cães e gatos

Os animais candidatos à prevenção, realizam uma pesquisa prévia da doença e, quando negativados, podem ser vacinados para a dirofilariose, com o PRO-HEART anualmente.

Outras medidas, como medicações orais mensais e repelentes, auxiliam no tratamento, mas depende de cada caso. Lembre-se, somente o seu médico veterinário é capaz de orientar você sobre a melhor forma de prevenção e/ou tratamento.

Tratamento: como curar a dirofilariose em cães e gatos?

Para os cães, em alguns casos, é possível realizar um tratamento medicamentoso de longo prazo como tratamento para a dirofilariose. Em outros casos, é preciso fazer uma cirurgia para eliminar os vermes do coração do cachorro. Já para os gatos, não há tratamento.  A melhor forma de cuidado é fazer a prevenção nos animais contra os mosquitos!

Davi, o Chihuahua que fez o preventivo e descobriu que estava com diversos vermes do coração

Durante um check-up veterinário, foi possível descobrir que Davi, um cachorrinho da raça Chihuahua, estava com vermes no coração. O exame de sangue revelou uma quantidade significativa de microfilárias, e os exames adicionais confirmaram a doença, cujo único tratamento foi a remoção cirúrgica dos parasitas. 

O maior desafio enfrentado durante a cirurgia foi o tamanho do paciente, com seu pequeno coração abrigando nove vermes. 

A cardiologia intervencionista atua com procedimentos minimamente invasivos que utilizam as veias e artérias para realizar diversos tipos de cirurgias. Felizmente, tudo correu bem nas mãos dos doutores Guilherme Goldfeder e Vinícius Dayoub, cardiologistas veterinários no Pet Care em São Paulo.

Dirofilariose em humanos: pessoas podem ter essa doença?

A dirofilariose em humanos é muito rara e não acontece pelo contato com os cães e gatos. Para uma pessoa pegar a doença, ela também tem que ser picada pelos mosquitos. Em pessoas, os vermes não vão para o coração, mas ficam em forma de cistos nos pulmões.

A prevenção contra o verme do coração pode salvar a vida do seu melhor amigo

Os nossos veterinários aplicam a medicação Pro-Heart e estão aptos a ajudar na prevenção e tratamento do verme do coração em cachorros e gatos.

Marque uma consulta veterinária na Pet Care para saber mais e fazer os devidos preventivos contra a dirofilariose canina e felina antes de frequentar o litoral e regiões endêmicas.

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?