Campanha Desabandone

Compartilhe

Campanha Desabandone 27 de novembro de 2012

Animais-resgatados

Texto extraído de: Blog Bru Pacífico

Desde que o blog entrou no ar, no início desse ano, comecei a me envolver cada vez mais com a triste situação dos animais de rua e com histórias de abandono. A vontade de ajudá-los sempre fez com que eu resgatasse animais e procurasse novos lares para eles. Muitas pessoas me questionam pelo fato de eu ter a Frida, uma animal de raça, e ao mesmo tempo ser tão favorável à adoção de vira-latas. Na verdade, muitos não sabem, mas tenho três gatos em casa que resgatei das ruas. Mesmo assim, antes do blog eu não tinha ideia do número de animais de rua e do sofrimento que eles passam! Hoje, depois de receber tantas histórias tristes e de me envolver com a realidade dos animais abandonados e do difícil trabalho das ONGs, posso afirmar para vocês que não pensaria duas vezes antes de adotar mais um animal!

Desde que comecei com os resgates, muitos animais ficam por um tempo aqui em casa, e é impossível não se apegar. Toda vez que encontramos um lar para eles é muito gratificante, mas também é triste deixá-los… Se eu pudesse ficaria com todos, mas o meu trabalho consiste em regatar, cuidar e encontrar uma nova família para eles. Só nesse ano resgatei e consegui novos tutores para mais de 20 animais!  Não posso deixar de agradecer a ajuda dos meus leitores no apoio e divulgação da história de cada animalzinho que passou por aqui!

Com o tempo, comecei a perceber que isso não era suficiente, porque as pessoas tinham muita relutância em adotar e, por isso, precisava promover a conscientização sobre a situação dos animais abandonados, e não me focar apenas em histórias isoladas.

E foi assim que nasceu a ideia da campanha Desabandone, depois de muitas conversas com o meu irmão, outro fundador da causa. Nossos objetivos principais são:

– Informar as pessoas da importância de adotar um animal.

– Incentivar a adoção e a castração.

– Acabar com o preconceito contra os vira-latas.

– Orientar quem deseja ajudar os animais e ONGs.

Bru-e-Pedro-Pacífico-Desabandone1

Para gravar o vídeo da campanha, visitamos locais com grande número de casos de abandono e percebemos que muitas pessoas tratam os animais como objetos, isto é, como algo descartável. Para vocês terem uma noção, em um dos lugares que visitamos foram abandonados 16 animais em apenas um dia! Por isso, antes de adotar um animal pense MUITO! A responsabilidade por um animal dura muitos anos: eles precisam de carinho, tempo e espaço! Além disso, criar um animal traz despesas, como cuidados veterinários e alimentação adequada. É um ser vivo que vai DEPENDER de você ao longo de toda vida.

Também visitamos a ONG Amigos de São Francisco e, com uma das fundadoras, a querida Gabriela Masson, conhecemos um pouco de seu trabalho exemplar. A organização ainda é nova, mas se tornou a principal parceira da nossa campanha!

Vejo muitas pessoas dizendo que sentem pena, que tem vontade de ter uma ONG e de mudar a situação desses animais, mas, infelizmente, a grande maioria não sabe o que fazer para ajudá-los. Sei que é difícil ficar resgatando animais nas ruas, já que muitas pessoas não tem espaço e tempo, mas existem outras maneiras de ajudar. Muitas ONGs sofrem com a falta de dinheiro e precisam de voluntários para ajudar nos resgates, nas feiras de adoção e na manutenção da organização.

Campanhas de castração também são extremamente importantes, pois só assim é possível diminuir a quantidade de animais nas ruas. Hoje, a maioria dos veterinários indica a castração como uma forma de prevenir futuras doenças e conter a intensa reprodução nas ruas. Se você ainda não castrou o seu animal, faça isso!

Como ajudar?

– Resolvemos produzir camisetas Desabandone que estarão à venda no Moda Agora, e-commerce parceiro que abraçou a causa e está nos ajudando com a campanha. Obrigada equipe MA! O lucro obtido pelas vendas será revertido para a ONG Amigos de São Francisco e para projetos da campanha. Assim que as camisetas estiverem sendo vendidas vou avisar vocês!

– Procure uma ONG em sua cidade, conheça o trabalho deles e ajude com medicamentos, rações ou até mesmo sendo voluntário. Para quem mora em São Paulo, entre em contato com a ONG Amigos de São Francisco e se torne um voluntário (e-mail: amigos@amigosdesaofrancisco.com.br).

– Quando encontrar um animal pelas ruas e caso tenha condições de ajudá-lo, resgate-o, cuide dele até que fique bem para ser adotado! Não se esqueça de levá-lo ao veterinário. Se nunca fez isso, veja algumas dicas de resgate aqui.

– Caso não tenha condição de resgatá-lo, tente levar um pouco de ração e água limpa para o animal. Depois disso, divulgue nas redes sociais e entre em contato com ONGs em sua cidade.

– Compartilhe esse vídeo e a causa em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Nos ajude a divulgar a causa, só assim iremos conscientizar o maior número de pessoas. #desabandone

Fizemos algumas alterações no layout do blog e acrescentamos uma tag Desabandone, onde estão as informações dos animais que estão para adoção, além de outros posts com os projetos da campanha. É só clicar no logo da campanha! Se você precisa de ajuda para divulgar um animal que precise de um novo lar, mande um e-mail para desabandone@brupacifico.com.br com a história e fotos do animal.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia