Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Vou viajar de avião, posso levar meu animal?

A resposta é: depende. Devemos tomar vários cuidados antes de decidir levar o nosso animal de estimação para viajar de avião.

Levamos em conta a idade, o tamanho, raça e o estado de saúde do animal, além do destino da viagem e companhia aérea escolhida.

Algumas empresas não permitem o transporte de filhotes menores de 2 meses. Enquanto algumas empresas permitem que os passageiros embarquem com seus animais na cabine como “bagagem de mão”, outras só autorizam o animal viajar no compartimento de carga que, hoje em dia, é pressurizado e tem a temperatura controlada.

Há também limite de tamanho do animal para ser transportado na cabine. Há raças que podem ser impedidas de embarcar em dias muito quentes, principalmente as de focinho curto como Bulldog, Pug, Persa e Exótico.

O tamanho da caixa de transporte também é importante. Algumas empresas autorizam o proprietário levar o animal na cabine desde que seja de pequeno porte. O limite de peso é de, normalmente, até 10 kg contando o peso da caixa e do animal; e o tamanho da caixa, em torno de 36cm de comprimento, 33cm de largura e 25cm de altura em média. O animal deve conseguir se virar dentro da caixa. Os animais são aceitos na classe executiva e econômica.

Todo animal que vai viajar precisa passar por avaliação de um Médico Veterinário até 1 semana antes do embarque para ser feito um Atestado de Saúde. É também obrigatória a apresentação da carteira de vacinação contra Raiva (realizada entre 1 a 12 meses antes da viagem).

Para viagens nacionais, é necessária a apresentação da carteira de vacinação contra a Raiva e o Atestado de Saúde. Já para viagens internacionais, é necessária a apresentação de Teste Sorológico para Raiva realizado 3 meses antes da viagem.

Muitos países também pedem que o animal tenha um Microchip para sua identificação. Além disso, é necessário marcar uma avaliação no Ministério da Agricultura para conseguir o Certificado Zoo Sanitário (CZI), válido por 10 dias.

É muita coisa pra fazer! Antes de comprar sua passagem, entre com contato com a companhia aérea para não ter nenhuma surpresa no dia do embarque. Contate também o consulado ou embaixada do país de destino para se informar sobre as leis de entrada de animais de outros países.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?