Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Você Sabe o Tipo Sanguíneo do Seu Gato?

Assim como o homem, os gatos também tem tipos sanguíneos diferentes e é importante saber isso se ele um dia precisar de transfusão de sangue.

Aqui no Brasil, como em muitos países, a grande maioria da população felina tem o Sangue tipo A, mas existe uma variação dependendo da raça (quando for puro) ou das raças que o originaram, podendo ter também o tipo B ou tipo AB.

Assim, podemos dizer que os gatos podem ter três diferentes tipos de sangue; A, B e AB. A porcentagem de gatos que são A ou B é diretamente relacionada a raça e uma pequena quantidade é tipo AB.

A incidência do tipo A varia entre os países, com maior incidência nos EUA (94 a 99%) do que no Reino Unido (87%) e Austrália (73%). Gatos Tipo AB são bastante incomum (5% no Reino Unido e <1% nos EUA e Austrália).

Veja abaixo um quadro com as principais raças dos Estados Unidos e que também tem por aqui:

RAÇAS DE GATOS SANGUE TIPO A SANGUE TIPO B
Pesquisa realizada pela Universidade da Pensilvânia
RAÇAS % %
Abissinio 86 14
American Shorthair (Doméstico Americano pelo Curto) 100 0
Birman * 82 18
British Shorthair * 64 36
Birmanês 100 0
Cornish Rex 67 33
Devon Rex 59 41
Shorthair exótico 73 27
Himalaio 94 6
Bobtail Japonês 84 16
Maine Coon 97 3
Gato Norueguês 94 7
Oriental de pelo curto 100 0
Persa 86 14
Blue Russian 100 0
Scottish Fold * 81 19
Siames 100 0
Gato da Somália * 82 18
Sphynx * 83 17
Tonkinese 100 0
(*Indica raças com alguns gatos tipo AB)

Os principais bancos de sangue tem os dois tipos de sangue A e B e é importante fazer a tipagem do gato que vai receber a transfusão. É lógico que se for um gato da raça Siamês, a chance de ele ser Tipo A é de 100%.

Se você quiser saber o tipo de sangue do seu gato é só fazer um teste com uma pequena amostra de sangue. O resultado aqui no Pet Care sai no mesmo dia.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?