Home / CÃES / Doenças / Verão e Coceira nos Cães??? Pode ser Piodermite…

[/caption]

O verão úmido de São Paulo, pode levar o seu cão a desenvolver piodermites….

PIODERMITE EM CÃES:

Piodermite canina é a doença da pele mais comum em cães e um diagnóstico preciso é obrigatório. Um tratamento com antibiótico apropriado é necessário na maioria dos casos, normalmente em associação com tratamento tópico (xampus bactericidas) e as vezes com pomadas (uso mais restrito na piodermite generalizada). Os antibióticos devem ser selecionados com cuidado e utilizado com dose apropriada e com duração adequada ao tratamento.

As bactérias “estafilococos” são os microrganismos mais comuns encontrados em doenças bacterianas da pele (piodermite) em cães. Felizmente, essas bactérias não são contagiosas aos seres humanos ou outros animais de estimação, fazendo parte da flora bacteriana cutânea dos cães.

SINTOMAS:

Normalmente observamos muita coceira e pústulas amareladas no início da doença. Com o passar do tempo observamos queda de pelo acentuada, possíveis falhas na pelagem a e pele do cão pode ficar avermelhada e/ou ulcerada, com crostras e odor caracteristico.

Todas as áreas do corpo de um cão podem estar envolvidos, mas a maioria dos casos estão confinados ao tronco. O queixo também é uma área comumente afetada.

DIAGNÓSTICO

Geralmente é feito a partir do histórico do caso, aparência e localização das lesões. Em alguns casos, pode ser necessário uma cultura da pele para determinar qual antibiótico mais eficaz no tratamento. Infecções bacterianas de pele podem ser secundárias a outra doença, como parasitismo, alergias, doenças endócrinas (disfunção da tireóide ou adrenal) ou anormalidades no sistema imunológico.

Portanto, nos casos recorrentes, é importante a busca de causas primárias. Pode ser necessário fazer exames de sangue, testes de alergia ou biópsias de pele para obter um diagnóstico completo.

TRATAMENTO:

Tratamentos iniciais podem envolver desde a tosa do pelo, banhos com xampus com antissépticos, tais como peróxido de benzoíla, clorhexidine entre outros com frequencia maior que habitual, aplicação de uma pomada antibiótica para lesões locais e na grande maioria dos casos uso de antibiótico oral por 3-4 semanas. Se o animal tiver muita coceira (prurido), podemos ainda usar anti histamínicos para o controle da caceira e mutilação.

Algumas piodermites envolvendo dobras cutâneas podem exigir cirurgia corretiva. Em casos recorrentes onde o teste não revela causa definível subjacente, VACINAS ESTAFILOCÓCICAS especiais surgem como uma alternativa ao tratamento a longo prazo de antibióticos.

Aqui no Pet Care, o Serviço de Dermatologia com os nossos especialistas, pode resolver esse e outros problemas de pele do seu cão ou gato. Para isso as consultas devem ser agendadas pelo telefone 3743 2142.

Artigos Relacionados
Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Esse é o Zeus!

Esse é o Zeus!

Esse é o Zeus! Depois de apresentar dois episódios convulsivos, sua tutora o levou ao Pet Care e foi prescrito um anticonvulsivante e uma ressonância magnética. A suspeita era que um tumor intracranial teria causado seus episódios de convulsão. ⠀ Ao sair o resultado...

A Papilomatose oral canina acomete principalmente cães jovens.

A Papilomatose oral canina acomete principalmente cães jovens.

A Papilomatose oral canina acomete principalmente cães jovens. É uma infecção de células epiteliais promovida por vírus DNA espécie específica. As lesões iniciam como pápulas ou placas brancas e progridem para lesões com aspecto de couve-flor. É uma infecção da...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?