No vídeo abaixo conseguimos visualizar a presença de um trombo (coágulo) obstruindo parcialmente o fluxo sanguíneos da aorta. Nesta ultrassonografia foi usado um doppler que mostra em vermelho o movimento do sangue dentro da artéria. A seta indica o local onde o sangue passa parcialmente por causa da obstrução (trombo).

Caso Clínico: Oscarito

O Oscarito veio para fazer o Pet Prevent, nosso plano de saúde preventivo no qual fazemos vários exames de check-up e no Ecocardiograma diagnosticamos que ele tem uma doença cardíaca importante e comum em gatos: a Cardiomiopatia Hipertrófica.

Dias depois ele apresentou sintomas de uma conseqüência muito grave que esta doença pode gerar, o tromboembolismo arterial. Neste quadro um trombo (coágulo) aloja-se em algumas das artérias, mais comumente na aorta, obstruindo o fluxo de sangue para os membros.

Os sintomas são súbitos e incluem paralisia de membros posteriores, que também ficam frios e o animal sente muita dor. A doença evolui muito rápido!

Como já sabíamos que o Oscarito tinha a doença cardíaca, chegamos rapidamente ao diagnóstico do trombo arterial, através do Ultrassom, que pode ser visto no vídeo abaixo.

O tratamento foi realizado prontamente, com anticoagulantes que impedem a formação de novos trombos e com analgésicos para aliviar a dor e após alguns dias já foi para casa apoiando uma das patas posteriores e segundo o proprietário está melhorando aos poucos e cada dia mais ativo.

Cada vez mais, como em medicina humana, exames de saúde preventiva em animais  ajudam a salvar e prolongar suas vidas. Saiba mais sobre o Pet Prevent PetCare.

Sem Posts Relacionados