Home / CÃES / Doenças / Tumor de Coração – Hemangiossarcoma

Phantom (foto) é um pastor alemão de 12 anos muito querido, vem toda semana para banho e faz todo acompanhamento veterinário aqui no PetCare. Em fevereiro, Celia, sua proprietária, fez o Plano PetCare Prevent para o Phantom com o qual ele realiza uma série de exames, consultas e vacinas, todos esses são inclusos e podem ser realizados no decorrer de um ano.

Há 25 dias ele esteve aqui no PetCare para avaliar uma formação (nódulo) na perna direita, próxima ao joelho e tentamos coletar o material para fazer uma citologia. Infelizmente em todas as tentativas de coleta de material veio somente sangue. Pensamos em um tumor de vaso sanguíneo: hemangioma (benigno) ou hemangiossarcoma (maligno).

O hemangiossarcoma costuma dar metástases no baço, figado e coração (mais frequentemente).

Hoje o Phantom veio fazer um ecocardiograma pois estava na hora dele fazer o  tratamento periodontal anual.

O exame ecocardiográfico mostrou que ele tinha uma efusão (coleção liquida) entre o músculo do coração e o pericárdio e a Dra. Valéria dirigiu o transdutor para a base do coração (foto), onde geralmente se instalam tumores que causam este problema. Phantom tem uma massa na base do coração. O tumor mais comum nesta area é o hemangiossarcoma.

O Phantom já vem apresentando algum sinal de cansaço e quando este liquido tamponar o coração impedindo o bom funcionamento, precisaremos fazer uma drenagem do líquido inserindo um cateter no torax e chegando ao local desejado (espaço entre o pericárdio e o coração).

O prognóstico deste  tipo de tumor em coração não é bom. Há alguns anos fizemos cirurgia para retirada deste tipo de tumor em coração e depois tratamos com quimioterapia, mas os resultados não foram nada animadores e prolongaram a vida do animal  pouquíssimo tempo.

O Phantom não poderá mais ser anestesiado pois  ele pode desenvolver uma arritmia durante o procedimento.

O plano PetCare Prevent afinal ajudou a diagnosticar uma doença que infelizmente é grave e tentaremos controlar por um tempo maior.

Artigos Relacionados
Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Esse é o Zeus!

Esse é o Zeus!

Esse é o Zeus! Depois de apresentar dois episódios convulsivos, sua tutora o levou ao Pet Care e foi prescrito um anticonvulsivante e uma ressonância magnética. A suspeita era que um tumor intracranial teria causado seus episódios de convulsão. ⠀ Ao sair o resultado...

A Papilomatose oral canina acomete principalmente cães jovens.

A Papilomatose oral canina acomete principalmente cães jovens.

A Papilomatose oral canina acomete principalmente cães jovens. É uma infecção de células epiteliais promovida por vírus DNA espécie específica. As lesões iniciam como pápulas ou placas brancas e progridem para lesões com aspecto de couve-flor. É uma infecção da...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?