Home / CÃES / Casos Clínicos / Tumor de baço em cães – hemorragia interna

Com certeza, uma das maiores causas de hemorragia abdominal e morte em cães é o tumor de baço.

Os tumores de baço são silenciosos, muito comuns em animais acima de 6 anos de idade, e acabam não sendo diagnosticados precocemente pelo fato de muitos proprietários não fazerem medicina preventiva em animais mais velhos.

A incidência de tumor de baço é muito maior em cães de médio e grande porte, eles não são dolorosos na sua grande maioria, e por isto os proprietários acabam percebendo quando eles já estão sangrando.

A principal queixa de um cão com hemorragia interna é:

“Ele não quis passear hoje, está muito quieto e não quer comer.”

Se o tumor se romper durante a noite, pode ser que o dono não perceba e o animal pode não resistir.

Um problema que pode aparecer também em cães com tumor de baço é uma arritmia cardíaca. O animal vai fazer um eletrocardiograma, nota a presença de certo tipo de arritmia. O veterinário então deve desconfiar que pode ser por causa de tumor de baço, então pedimos uma ultrassonografia abdominal para excluir o problema.

Todos os cães que tem este tipo de arritmia, quando é feita a retirada cirúrgica do baço param de apresentar o problema.

O baço após a retirada cirúrgica deve ser analisado para ver qual o tipo de tumor e se necessário o animal devera ser submetido a algumas sessões de quimioterapia.

A nossa dica é de que todos os cães  acima de 6 anos de idade devem fazer ultrassom abdominal a cada ano, e após 10 anos de idade 2 vezes ao ano.

Os hospitais Pet Care contam com o serviço de ultrassonografia 7 dias da semana.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?