Home / CÃES / Casos Clínicos / Tomografia em Cães e Gatos

O exame de tomografia emite Raios X ao redor do corpo de seu Pet e produz imagens Transversais do interior do corpo com precisão e confiança. Desta forma, é capaz de retratar partes internas que ficam sobrepostas ao exame de Raio X convencional e detectar precocemente pequenas alterações nos tecidos.

Atentos às necessidades da Medicina Diagnóstica no Segmento Pet adquirimos o primeiro Tomógrafo MULTISLICE de 2 canais. A tecnologia MULTISLICE de 2 canais permite que os exames sejam realizados com anestesia de ultracurta duração, uma vantagem essencial para os pacientes em estado clínico não estável, maior cobertura de extensão corporal em uma única varredura, menor possibilidade de artefatos de movimento do paciente, menor dose de radiação necessária para aquisição de imagens, cortes milimétricos, alta definição das imagens nas reconstruções multiplanares e 3D e maior precisão e rapidez nos procedimentos de intervenção (coleta de citologia e biópsia guiada por TC).

As indicações para o exame de TC em Pets são inúmeras, principalmente nas regiões de difícil visualização do exame de RaioX ou onde exista muita sobreposição de estruturas,por exemplo:

– Crânio, para diagnóstico de tumores cerebrais, pesquisa de alterações nas regiões retro bulbares, seios nasais, parênquima cerebral, fraturas, condutos auditivos.

– Coluna, para diagnóstico de hérnia de disco, neoplasias na coluna, espondilomielopatia cervical, discoespondilite, fraturas da coluna, luxações, espondilose deformante, planejamento cirúrgico.

– Tórax, para pesquisa de alterações em mediastino, pesquisa de nódulos pulmonares, avaliação da cadeia linfonodal, realizar biópsias guiadas por TC.

– Abdome, para avaliação da extensão de tumores e suas origens, avaliação da cadeia linfonodal, realizar biópsias guiadas por TC, planejamento cirúrgico.

– Região Cervical, diagnóstico e extensão de tumores de tireoide, avaliação linfonodal.

– Sistema musculoesquelético, avaliação dos processos articulares como cotovelo, ombro, coxofemoral, fraturas de pelve.

Cuidados e critérios básicos para realização do exame de TC:

a) Este exame somente será realizado com requisição preenchida e assinada pelo Médico Veterinário solicitante.

b) Preencher e assinar o termo de autorização.

c) O animal deve possuir exames (laboratoriais recentes (máximo de 30 dias) previamente ao exame de TC.

Os exames solicitados são:

– Perfil pré-cirúrgico extendido (hemograma + perfil renal (ureia + creatinina), Perfil hepático simplificado (ALT + FA) e Eletrocardiograma.

– Ecocardiograma para pacientes geriátricos, acima de 5 anos, felinos e/ou com sopro.

– TP e TTPA para pacientes felinos com necessidade de biópsia de órgão em cavidade torácica e abdominal

Todos os exames descritos acima e eventuais exames de imagem (raio-x, ultrassom etc.) que o paciente possuir, deverão ser entregues ao anestesista e ao radiologista antes do início da tomografia.

d) Solicita-se jejum total (água e comida) de 8 horas, prévio ao exame de tomografia computadorizada.

e) É necessário realizar agendamento prévio pelo telefone 11 4305-9755 – Unidade Pacaembu.

Cuidados após o exame de tomografia computadorizada:

– Pacientes com os exames laboratoriais normais e que não tenham intercorrências durante o exame de TC ficarão em observação até a liberação do anestesista. Solicita-se repouso no restante do dia e alimentação leve.

– Pacientes com alterações significativas nos exames laboratoriais e /ou estejam em condição clínica grave e/ou tenham intercorrências durante o procedimento e/ou tenham realizado citologia aspirativa e/ou tenham realizado biópsia guiada recomenda-se internação para observação e terapia de suporte após o exame de Tomografia Computadorizada. A internação deverá ser autorizada pelo proprietário e pelo Veterinário responsável.

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?