A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica, assim como em humanos, também pode ocorrer em cachorros ou gatos. Várias doenças podem provocar esse sinal clínico – que pode ser silencioso e deve ser tratado, se diagnosticado. O aumento da população geriátrica animal gera um aumento de doenças que podem levar a essa condição.

Em cães e gatos, ao contrário do que ocorre com os pacientes humanos, a hipertensão, em geral, é secundária a alguma afecção sistêmica. Em cães, relaciona-se mais comumente à doença renal crônica, hiperadrenocorticismo e diabetes mellitus. Em gatos, está mais frequentemente associada à doença renal crônica e ao hipertiroidismo.

A pressão alta nos cachorros e gatos pode provocar lesões em outros órgãos, tais como, cérebro, rins, olhos e coração. Com isso, o médico veterinário deve realizar com frequência a mensuração da pressão arterial sistêmica. Hoje em dia, temos um método não invasivo para tal mensuração. Geralmente utilizamos um aparelho chamado Doppler.

O exame é comum e fácil de ser realizado em ambulatório, entretanto essa mensuração pode ser afetada devido ao stress do animal no momento do exame e isso gera uma subjetividade no resultado. O ideal é tentar acalmar o animal, fazer mais de uma mensuração no mesmo dia ou até varias mensurações em dias alternados, para diagnostico definitivo da hipertensão arterial sistêmica.

Caso o animal seja diagnosticado com pressão arterial alta, o veterinário deve descobrir a causa, iniciar o tratamento da doença primária e tratar a hipertensão em conjunto. Várias medicações podem ser usadas para tal tratamento, porém isso depende muito de cada caso. É imprescindível que o médico veterinário acompanhe e inicie o tratamento com o medicamento correto.

Por esse motivo é tão importante levar seu animal para um check-up geral. No Pet Care, indicamos um check-up anual para animais com mais de 5 anos e, para animais acima de 8 anos, a cada 4 a 6 meses. Com o diagnóstico e tratamento precoce, seu animal pode ter um aumento da sobrevida.



Posts Relacionados:


  1. Você sabe se o seu animal tem pressão alta ou hipertensão?

  2. Pressão Arterial

  3. Cuidados com o gato com diagnóstico de Doença Renal Crônica (DRC)

  4. Hipertensão Pulmonar em Cães

  5. Monitoramento de Pressão