Como já dissemos, todo chocolate contém a substância teobromina que pode intoxicar o seu cão dependendo do tamanho do cão, da quantidade de chocolate ingerida e do tipo de chocolate (quanto mais escuro e puro, mais tóxico).

Além de ser tóxica a teobromina demora para ser eliminada, ficando muito tempo agindo no sangue do animal, podendo ficar no organismo por até 6 dias, pois sua eliminação não acontece pelos rins, somente por via hepática.

Os sintomas vão desde o vômito, diarreia, beber mais água e urinar muito, apresentar náuseas até arritmias cardíacas e convulsões. Em casos mais graves pode até morrer. Hemorragia intestinal pode ocorrer em alguns casos, normalmente entre 12 e 24 horas após a ingestão.

O tamanho do cão também influencia na intoxicação: geralmente a intoxicação é mais comum em animais de pequeno porte, pois há maior quantidade de chocolate disponível em relação ao seu peso.

É mais comum, também, em animais mais jovens e filhotes, pois sua curiosidade natural faz com que ingiram grandes quantidades de alimentos estranhos. As quantidades tóxicas não necessariamente precisam ser ingeridas de uma única vez, já que a teobromina pode permanecer no organismo por até seis dias. Em consequência disso, doses repetidas em dias sucessivos também podem levar à intoxicação.

Infelizmente não existe antídoto para a intoxicação por teobrominas e então o tratamento deve ser de suporte para os sintomas apresentados. Trata-se de uma emergência médica. Se a ingestão for recente (até 3 horas) o veterinário deve tentar fazer o animal vomitar o que comeu. Normalmente, devido aos vômitos e diarreia, o soro na veia deve ser instituído e por isso, muitas vezes, tem que ficar internado até controlar os sintomas.

Caso a ingestão seja de chocolate branco ou um chocolate com baixa concentração de teobromina o que pode ocorrer é somente um quadro gastroentérico (vômito e diarreia) devido à presença de gorduras.

Em qualquer um dos casos, é sempre importante procurar um médico veterinário!



Posts Relacionados:


  1. PERIGO NA PÁSCOA: COMER CHOCOLATE ATÉ MORRER!

  2. PERIGO na Páscoa: CHOCOLATE Pode Intoxicar Seu Cão…

  3. Intoxicação por Chocolate em Cães

  4. Ovos de Chocolate para Cachorros

  5. Intoxicação por Medicamentos Humanos