Home / CÃES / Doenças / Sarna Sarcóptica em cães e gatos

A Sarna Sarcóptica ou Escabiose é uma doença dermatológica que ocorre nos cães e gatos e pode ser transmitida ao homem. É causada por um ácaro parasita e o contagio se dá após o animal entrar em contato direto com animais infectados ou com locais e objetos contaminados pelo ácaro, pois este pode sobreviver por alguns dias fora do hospedeiro.

O cão é, sem dúvidas, o animal de companhia mais atingido pela sarna sarcóptica, especialmente quando se trata de um cão vadio ou que vive em canis de cães abandonados. O gato raramente é infectado.

Este tipo de sarna causa coceira intensa no animal, vermelhidão da pele, queda de pelos e desenvolvimento de crostas e cascas. Infecções bacterianas na pele comumente ocorrem na pele inflamada e irritada.

Os ácaros sarcópticos preferem peles com pouco pelame, portanto são mais numerosos nas orelhas, cotovelos e abdome. Com a evolução da doença, os pelos caem e, eventualmente, os ácaros ocupam grandes áreas de pele.

O diagnóstico é realizado através de um raspado de pele e, posteriormente, observação do ácaro no microscópio.

Tratamento

O tratamento consiste na medicação acaricida associada à medicação sintomática e, se necessário, antibióticos, tratamento da coceira, banhos antissépticos, suplementos nutricionais específicos. A medicação acaricida pode ser administrada sob a forma injetável (sempre pelo médico veterinário) em banhos medicamentosos ou por via oral.

A melhora do animal é visível poucos dias após o início do tratamento e, em regra, a cura completa pode ser conseguida em duas semanas de tratamento. Casos graves ou crônicos podem demorar mais tempo, não pela ineficácia da medicação acaricida, mas pela dificuldade em reverter as alterações que se vão produzindo na pele do animal (seborreia oleosa, hiperqueratose, hiperpigmentação, ou seja, pele espessa, escura e gordurosa).

Os animais contaminados devem ficar isolados, seguindo com os cuidados de proteção (luvas, roupa descartável…) ao realizar o tratamento, pelo risco de contágio fácil desta doença de pele. O ambiente contaminado por ácaros deve ser higienizado e tratado com um produto acaricida.

Caso seu animal apresente algum problema de pele, procure o médico veterinário. No Pet Care temos a especialidade de dermatologia, portanto se o seu animal apresentar um quadro crônico e/ou grave, ele será encaminhado para tal serviço. Acesse nosso site: petcare.com.br.

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?