Home / CÃES / Raças / Saiba mais sobre a raça Persa

Muitas pessoas procuram por informações sobre Gatos Persas e até mesmo dicas de especialistas em animais dessa raça. Como atendemos muitos gatos desta raça no Pet Care, aqui vão algumas dicas, características e a história do Persa:

Os Persas, muito provavelmente, descendem dos gatos Angorá Turcos, que foram trazidos pelos comerciantes de suas viagens para a Turquia e Irã (Pérsia). Por muitos anos, esses felinos de pelo semi longo fizeram parte da aristocracia europeia.

No final do século XIX, os britânicos amantes de gatos começaram a cruzar estes Angorás com outras raças, criando felinos com a pelagem mais longa e densa, dando origem ao que seria, hoje, a raça mais popular de gatos no mundo: os Persas de pelo longo.

Esses felinos existem nas mais variadas colorações e padrões. Nos Estados Unidos da América são conhecidos como “Persas” e são agrupados em sete divisões relacionadas à cor, para propósito de exposições:

1 – Sólida

2 – Prata e dourada

3 – Shaded e fumaça

4 – Tabby

5 – Bicolor

6 – Particolor

7 – Himalaia

Na Austrália e Nova Zelândia, porém, são classificados como Persas, sendo as cores apenas variantes do mesmo grupo. Já no Reino Unido são denominados “Gatos de Pelo Longo” e cada cor é classificada como uma raça diferente.

Todos os gatos Persas apresentam o corpo arredondado e forte, com a face e cabeça redondas, pernas curtas e espessas, focinho curto (chamado braquicefálico) e olhos arredondados. Apresentam ainda as chamadas pelagens duplas, que consistem em subpelos macios e longos e pelos de guarda mais ásperos, que podem atingir cerca de 12cm de comprimento.

Os Persas são utilizados em todo o mundo para o desenvolvimento de novas raças, como o Birmanês, o Selkirk Rex e o British Shorthair, para a introdução de novas cores e, em muitos casos, para melhorar a conformação e o formato do crânio em certas raças.

No entanto, cada vez mais os criadores tendem a produzir animais de focinhos mais achatados, o que acaba acarretando em diversos problemas para o animal, como dentição deficiente, má conformação das mandíbulas, problemas respiratórios, obstrução de glândulas lacrimais, entre outros.

Esses gatos são extremamente tranquilos, miam pouco, são carinhosos e podem passar horas deitados em seu lugar favorito, sem ligarem a mínima para o que está acontecendo ao seu redor. Adoram ser mimados, não gostam de brigas e geralmente se dão bem com outros gatos, cães e crianças. Devido ao seu temperamento, se dão muito bem em ambientes sem acesso à rua, como apartamentos e casas.

Vale ressaltar que o Persa necessita de cuidados frequentes, como a escovação diária de seu pelo e a limpeza dos olhos, sendo perfeito para as pessoas que procuram um companheiro dócil e que gostam de dedicar tempo à escovação e cuidados diários.

Artigos Relacionados
Cuidados essenciais para o seu cachorro caramelo

Cuidados essenciais para o seu cachorro caramelo

O vira-lata caramelo é o cãozinho mais popular do Brasil. Mais do que isso, ele já se tornou um símbolo nacional Os memes da Internet colaboraram muito para popularização do cachorro caramelo. Em 2020 foram feitas até petições para que ele estampasse as notas de...

Meu gato está vomitando, e agora?

Meu gato está vomitando, e agora?

O vômito em felinos é uma das queixas mais comuns entre seus tutores, podendo se apresentar agudamente ou crônica. Comparados com outras espécies, os felinos frequentemente vomitam bolas de pelos (tricobezoares), devido ao hábito de se limparem lambendo toda a...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?